El Salvador está mostrando que estava falando sério quando disse que estava transformando o bitcoin em uma moeda legal dentro de suas fronteiras.
O país centro-americano começou a lançar caixas eletrônicos de bitcoin para permitir que os indivíduos negociem suas criptomoedas por fiat e vice-versa. Até agora, cerca de 200 máquinas separadas foram instaladas. O país ainda é muito dependente do dólar americano, embora membros do braço executivo de El Salvador acreditem que isso acabará fazendo com que os clientes busquem mais autonomia e se tornem mais abertos às moedas digitais.
O país é a primeira nação do mundo a fazer tal movimento com o bitcoin. Para a maior parte, o bitcoin tem sido amplamente visto como um produto especulativo ou como uma ferramenta de hedge; algo que poderia potencialmente manter a riqueza e o dinheiro de uma pessoa seguros e protegidos durante tempos de conflito econômico. No entanto, muito poucos indivíduos – muito menos países – já viram o bitcoin sob uma lente de “moeda”.
As máquinas atuais sendo instaladas nas ruas do país acompanharão a carteira Chivo, um sistema de carteira digital projetado para os cidadãos comuns manterem e armazenarem bitcoins e outras criptomoedas. Chivo é uma gíria local para “legal” ou “moderno”.
Os reguladores também deixaram claro que as lojas e varejistas não podem discriminar qualquer cliente que deseje pagar por itens ou serviços com bitcoin. Se uma pessoa entrar em uma loja com bitcoin, ela deve receber e ter a mesma consideração e respeito que aqueles que pagam em dólares americanos.
As novas leis de aceitação de bitcoins do país devem entrar em vigor em 7 de setembro deste ano.
LEIA TAMBÉM
Operadoras de ATM Bitcoin Criam Associação Para Combater a Lavagem de Dinheiro