A repressão contra as criptomoedas na China intensifica-se dia após dia. Desta vez, o foco vai para o poder judicial do país que pretende criar legislações que condenarão e sentenciarão qualquer actividades relacionadas à elas.
O histórico de perseguição do governo chinês contra quem possuí ou realiza qualquer actividade ligada à criptografia é longo. No começo do ano, o Banco Central considerou todas as transações criptográficas feitas no país como sendo ilegais.
Recentemente, como já foi relatado, um conjunto de directrizes mais severas foram emitidas pelo banco. O banco reprimiu não apenas o uso de criptomoedas como também todos os aspectos ligados à ela, como a mineração ou comércio, por exemplo.
Até ao momento, a China apenas tem alertado contra o uso criptomoedas e considerou-as ilegais. No entanto, apesar de não serem protegida por lei, elas não são puníveis, de acordo com as leis existentes no país.
Por esse motivo, tal como afirmam algumas fontes do jornalista chinês Colin Wu, o governo quer tornar todas actividades um crime penal que pode levar à prisão.
The Chinese government defines all commercial activities involving cryptocurrency as illegal financial activities. However, the current law cannot be applied, so an interpretation by the judicial authority is required.
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) October 11, 2021
O movimento do Poder Judicial Chinês pode afetar negativa e bruscamente o mercado, visto que algo parecido ocorreu quando o Banco Popular da China emanou as novas diretrizes que proibiram inclusive as empresas estrangeiras de operar na China.
LEIA TAMBÉM
Banco Popular da China Instrui Proibição Imediata das Actividades Relacionadas a Criptomoedas