Ethereum é uma plataforma descentralizada usada para construir e usar aplicativos em um livro razão distribuído em blockchain. Aqui, tentaremos responder às pesquisas mais comuns na Internet, como “O que é Ethereum para iniciantes”, “o que é Ethereum e como funciona” e “Introdução ao Ethereum”.
Como funciona o Ethereum?
O Ethereum também simplesmente conhecido como um “computador mundial”, uma vez que a sua plataforma usa o poder de computação dos computadores conectados à sua rede. As informações são armazenadas em cada computador, ou “nó”, o que significa que é descentralizado e controlado por ninguém, ao contrário de um banco de dados tradicional. Não há limite para o número de computadores que podem se conectar à rede.
A História do Ethereum
A história da plataforma começa com o desenvolvimento dos programadores Vitalik Buterin, Mihai Alisie, Anthony Di Iorio e Charles Hoskinson, e foi lançado em 2015. O projeto foi financiado pela emissão de sua própria criptomoeda – ether, ou éter em português. A capitalização de mercado desta moeda (também conhecida como “ethereum”) já havia ultrapassado US $ 126 bilhões em Janeiro de 2017, e é uma das principais criptomoedas existentes, perdendo apenas para bitcoin na opinião de muitos.
A sua plataforma suporta a criação de aplicativos descentralizados, ou “Dapps”, que, não controlados por terceiros, armazenam dados, transferem ativos e assim por diante. Estas Dapps são resistentes a tempo de inatividade, censura e fraude. Esses aplicativos são executados pelos chamados “contratos inteligentes”, que são códigos de computador.
Os fatos básicos que você deve saber sobre o Ethereum são, por exemplo, que ele é frequentemente usado para projetos de ICO ou oferta inicial de moedas, uma vez que é útil para criar sua própria criptomoeda para vender e iniciar um projeto. Outros aplicativos já desenvolvidos no Ethereum incluem sistemas de votação, crowdfunding imobiliário, loterias, jogos, redes sociais, empréstimos, transferências de dinheiro e muito mais. Projetos futuros podem abordar a Internet das Coisas, mercados de previsões, o negócio de transferência de energia e assim por diante. No entanto, isso pode não ser tudo que você precisa saber sobre, mas existem muitos livros escritos sobre o assunto que podem ajudá-lo.
Projetos baseados em Ethereum
Com certeza o ano de 2020 foi um excelente ano para a rede Ethereum por causa das DeFi – Finanças Descentralizadas, porque muitos projetos DeFi são feitos baseando-se nesta rede. Os desenvolvedores têm a opção de usarem outras redes como a Binance Smart Chain, porém, muitos projetos que são desenvolvidos nas outras redes são cópias dos existentes na rede Ethereum. Abaixo estão alguns projetos criados que são baseados em na rede Ethereum:
- Uniswap – Exchange Descentralizada;
- WBTC – Ativo pareado com o preço do bitcoin muito usado nas exchanges descentralizadas;
- Compound – Plataforma de empréstimos usando ERC-20 tokens;
- Yearn.Finance – Token / Ativo digital.
Para veres mais projetos criados baseados em Ethereum visite o website DeFi Pulse.
A tecnologia ainda é jovem, com constantes novos desenvolvimentos e melhorias. Enquanto isso, outras plataformas como a NEM entraram no mesmo campo e oferecem suas próprias soluções para a construção de aplicativos em seus blockchains. Em março de 2017, a Enterprise Ethereum Alliance foi estabelecida. Ela conecta empresas da Fortune 500 (uma lista das maiores empresas do mundo), startups, acadêmicos e fornecedores de tecnologia com especialistas no assunto da Ethereum. Os objetivos da Alliance são soluções favoráveis ??aos negócios.
Espero que esse guia o/ a tenha ajudado a entendero que é e como funciona o ethereum. Nos próximos artigos iremos falar sobre o que são contratos inteligentes, o que é Ether e como investir em ETH em Angola.
Leia também: Uniswap – Guia Completo da Exchange Descentralizada
Leia também: O que é DeFi? Finanças Descentralizadas – Tudo Que Você Precisa Saber
Leia também: O que é Blockchain? – Guia Para Iniciantes e Avançados