Enquanto a maior parte do mercado de criptomoedas continua a enfrentar quedas, as moedas focadas em privacidade demonstraram uma ascensão bastante surpreendente.

O relatório de outubro de 2025 da Grayscale Research observa : “Embora as avaliações das criptomoedas tenham sido amplamente menores em outubro, uma grande exceção foi o token ZEC da rede Zcash , que teve uma valorização de 248% durante o mês e atingiu uma capitalização de mercado de cerca de US$ 6,5 bilhões.”

Litecoin (LTC), Monero (XMR) e Dash (DASH) também apresentaram uma maior adoção, como demonstra a lista de tokens de privacidade com melhor desempenho do CoinMarketCap .

Uma análise mais detalhada das Privacy Coins

Embora possa ser surpreendente que as criptomoedas focadas em privacidade estejam a ganhar popularidade , especialistas do setor acreditam que esse fenômeno era inevitável.

Howard Wu, CEO da Provable e criador da Aleo, um ecossistema de especialistas que utiliza soluções de privacidade para blockchain, disse que a privacidade está a se tornar uma prioridade ainda maior. Wu observou que isso se deve ao foco do mercado em infraestrutura financeira para casos de uso no mundo real.

“As necessidades das empresas e instituições são diferentes das dos primeiros usuários de criptomoedas”, disse Wu.

Com o setor de blockchain empresarial previsto para atingir US$ 287 bilhões até 2032, as instituições têm recorrido a moedas focadas em privacidade para obter soluções que ofereçam algum tipo de confidencialidade . Por exemplo, o relatório da Grayscale explica que o Zcash é uma moeda digital descentralizada como o Bitcoin ( BTC ), mas incorpora recursos opcionais de privacidade por meio de contas e transações “protegidas”.

As transações protegidas no Zcash ocultam o remetente, o destinatário e o valor da transação usando provas de conhecimento zero . A rede Zcash utiliza criptografia para permitir que os usuários escolham se uma transação é pública ou protegida.

Segundo as conclusões da Grayscale, a procura por estas funcionalidades tem vindo a aumentar. “A percentagem da oferta de ZEC em endereços protegidos aumentou para cerca de 30%, contra uma média de cerca de 10% em 2024”, afirma o relatório.

Como as instituições aproveitam as moedas de privacidade

Embora os traders sejam conhecidos por usar o Zcash , as instituições estão a começando a aproveitar as moedas focadas em privacidade para uma série de casos de uso.

Carter Feldman, fundador e CEO do Psy Protocol, uma blockchain de camada 1 focado em privacidade,disse ao Cryptonews que o uso institucional do Zcash gira principalmente em torno de duas áreas.

“Em primeiro lugar, para privacidade seletiva em transações, onde as instituições podem aproveitar os pools protegidos do Zcash para realizar transferências confidenciais, mantendo a capacidade de divulgar detalhes para auditorias ou conformidade por meio de chaves de visualização.”

Além disso, Feldman destacou que veículos de investimento como o Grayscale Zcash Trust  que permite aos investidores exposição indireta ao ZEC, têm apresentado um crescimento constante em ativos sob gestão (AUM).

“Esses produtos indicam que as instituições estão diversificando ativamente os seus portfólios para incluir ativos que aprimoram a privacidade”, disse ele.

 

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version