A Alemanha reconheceu que afastar-se dos países do BRICS foi um erro e prometeu corrigir a sua estratégia. O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Johann Wadephul, afirmou em Berlim que a Europa cometeu um erro estratégico no passado ao analisar esses países sob uma única perspetiva.
Falando na Conferência de Segurança de Munique ao lado do ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, S. Jaishankar, Wadephul destacou que a Alemanha está a reavaliar a sua visão sobre a Índia e outros membros do BRICS. Ele admitiu que a abordagem europeia “foi errada”, o que levou a um distanciamento desnecessário de países como a Índia.
Ao refletir sobre a posição anterior da Alemanha em relação ao BRICS, Wadephul enfatizou:
“Há alguns anos, começámos por considerar estes países apenas como membros do BRICS, e isso acabou por nos afastar deles. E isso foi um erro.”
O ministro reconheceu que o afastamento da Alemanha dos países do BRICS acabou por ser contraproducente. Segundo ele, essa postura influenciou negativamente a formulação de políticas, apesar de muitos desses países partilharem valores democráticos e interesses comuns.
“Temos muitas coisas em comum com países como a Índia e o Brasil. Porque não focar nesses interesses e valores comuns?”, afirmou. O ministro descreveu essa mudança como parte da “nova visão que a Europa e a Alemanha estão a adotar em relação ao mundo”, aproximando-se dos BRICS.
Alemanha Elogia a Índia- Membro do BRICS
Wadephul também elogiou fortemente a Índia e destacou a relação entre os dois países.
“Sabemos onde a Índia está, sabemos que é previsível, e que confiamos em vocês — e talvez o contrário também”, disse. O ministro alemão sublinhou ainda a governação democrática como um pilar central da parceria.
Além da Alemanha, a França também tem procurado fortalecer relações cordiais com a aliança BRICS. O presidente francês, Emmanuel Macron, apelou à construção de “pontes” com o BRICS durante o Fórum Económico Mundial de 2026, em Davos.
“Outro objetivo é construir pontes e ampliar a cooperação com países emergentes, os BRICS e o G20, porque a fragmentação do mundo não faz sentido”, afirmou.
Crie Sua Conta na Binance Hoje Mesmo e Ganhe Bónus no Seu Primeiro Depósito: https://www.binance.com/referral/earn-together/refer2earn-usdc/claim?hl=en&ref=GRO_28502_9NJH9&utm_source=default
Leia também: Trust Wallet sofre ataque e atinge US$ 7 milhões em prejuízo
Leia também: Base lança aplicativo tokenizado “para tudo” para redes sociais, negociação e pagamentos
