A Rússia anunciou que os activos em dólares americanos serão removidos do seu Fundo Nacional de Riqueza à medida que as sanções dos EUA contra a Rússia se intensificarem.
O ministro russo das finanças, Anton Siluanov, anunciou no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, nesta quinta-feira (03 de Junho), que os activos em dólares serão removidos do Fundo Nacional de Riqueza enquanto os EUA continuarem a impor sanções ao seu país.
O fundo provavelmente manterá o euro (40%), o yuan (30%), o ouro (20%), o yen japonês (5%), e a libra esterlina (5%). A parte em dólares do fundo será substituída pelo euro, o yuan e a libra.
O ministro revelou ainda que as mudanças ocorrerão a partir do próximo mês.
O Fundo Nacional de Riqueza foi inicialmente projectado para apoiar o sistema de pensões do país. Um fundo que, actualmente, totaliza cerca de US $ 600,9 bilhões.
O presidente russo, Vladimir Putin, adoptou a política de remoção do dólar do seu país num esforço para reduzir a exposição da economia russa ao dólar.
O esforço de vários anos para reduzir a vulnerabilidade da Rússia às sanções dos EUA ocorre em meio à deterioração das relações com os EUA.
Em janeiro, o Banco Central da Rússia publicou um relatório onde mostra que o ouro ultrapassou os dólares americanos nas reservas do país pela primeira vez.
A Rússia e a China têm colaborado para reduzirem a sua dependência ao dólar americano, de modo a tornarem os seus países menos vulneráveis economicamente frente aos EUA.
LEIA TAMBÉM
Não Gostamos de Bitcoin, Disse o Presidente do Banco VTB da Russia