A Alphabet disse que a redução dos gastos com publicidade das empresas de criptomoedas prejudicou o crescimento da receita do Google durante o terceiro trimestre de 2022.
O inverno de criptomoedas em andamento trouxe uma desaceleração nos gastos com anúncios, pois o sentimento geral do mercado se tornou negativo desde o início de 2022. Muitas empresas faliram, como a Celsius Network, e outras empresas de criptomoedas hesitaram em investir durante essa desaceleração do mercado.
De acordo com o diretor de negócios da Google, Philipp Schindler, outras empresas financeiras também hesitaram em gastar em anúncios.
“No terceiro trimestre, vimos um recuo nos gastos de alguns anunciantes em determinadas áreas de pesquisa”, disse Schindler. “Por exemplo, em serviços financeiros, vimos um recuo nas subcategorias de seguros, empréstimos, hipotecas e criptomoedas.”
De acordo com a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da Alphabet, o Google viu uma desaceleração de 6% no crescimento da receita em relação aos 41% do ano anterior. Além do trimestre do início da pandemia, esse resultado foi o mais fraco para qualquer período desde 2013.
O CEO Sundar Pichai afirmou que o “clima macro desafiador” afetou o negócio de anúncios do Google.
No entanto, Schindler não especificou como a retirada de anúncios das empresas de criptomoedas afetou a receita do Google.
Mas a desvantagem geral dos investidores da indústria de criptomoedas é a razão plausível. À medida que a indústria de criptomoedas luta, muitos investidores estão a fugir de ativos de risco e a vender moedas digitais e ações relacionadas.
Moedas digitais populares, como Bitcoin e Ethereum, perderam cerca de 60% de seu valor em 2022. Enquanto a popular exchange de criptomoedas Coinbase caiu 70%.
O Google, no entanto, acredita que o inverno criptográfico em andamento é uma crise de curto prazo e as oportunidades de crescimento devem aumentar novamente no futuro.
No início de outubro, o Google se uniu à Coinbase para permitir que alguns de seus clientes pagassem por serviços em nuvem usando criptomoedas.
A parceria estratégica também procura atender às necessidades do crescente ecossistema Web3. Por exemplo, os desenvolvedores terão a chance de operar redes Web3 de forma confiável e instantânea, eliminando a necessidade de infraestrutura complexa e cara.
A colaboração também fará com que o Google Cloud sirva como provedor de nuvem estratégico da Coinbase para impulsionar serviços aprimorados de troca e dados. De acordo com o relatório: “A Coinbase usará a poderosa plataforma de computação do Google Cloud para processar dados de blockchain em escala e aprimorar o alcance global de seus serviços de criptomoedas, aproveitando a rede de fibra óptica premium da Google”.
Além disso, os clientes da Coinbase aproveitarão as tecnologias de dados e análises do Google Cloud para insights de criptomoedas orientados por aprendizado de máquina.
O Google deu o pontapé inicial na Web3 depois que montou uma equipe para criar serviços para desenvolvedores no início deste ano.