Cada vez mais, as pessoas procuram no Bitcoin uma opção de investimento. Porém, poucos entendem realmente quais são os factores que Influenciam directamente no preço dessa criptomoeda.
Neste sentido, tanto as pessoas que estão a entrar agora no universo das criptomoedas, quanto as que já estão familiarizadas, devem conhecer algumas características que impactam no preço da primeira criptomoeda do mercado criptográfico. Assim sendo, listamos alguns factores, a começar por:
Oferta e demanda
O preço do Bitcoin tem oscilações semelhantes às de outras moedas tradicionais que existem, porém, por ser uma criptomoeda e não seguir o padrão de regulamentação que outros activos financeiros têm, o BTC pode servir como uma importante ferramenta de hedge para os investidores que buscam se proteger de fortes oscilações económicas.
Uma oscilação que serve de exemplo é a oferta e a demanda dessa criptomoeda. Dito outras palavras, quanto mais pessoas quiserem comprá-la, maior será o seu custo no mercado e vice-versa. Por isso, há a necessidade de termos em mente que a oferta do Bitcoin é limitada.
De acordo com o livro branco da criptomoeda, o valor máximo de BTC que poderá estar disponível no mercado é de 21 milhões. Actualmente, aproximadamente 19 milhões já foram cunhados, o que significa que restam apenas 2 milhões dessa criptomoeda para ser mineradas.
Especulação
Geralmente, as especulações movem o mercado de investimentos, incluindo o das criptomoedas e outros activos disponíveis para compra e venda. Uma notícia falsa, uma possível compra de activo por parte de uma figura proeminente no mercado, como Elon Musk, por exemplo, pode movimentat muito o preço do BTC.
As especulações podem gerar impactos positivos e negativos no preço dessa criptomoeda. Na verdade, tudo depende do seu posicionamento no momento em que a especulação começar a circular no mercado. No entanto, não é possível prever quando uma especulação aparecerá no mercado.
Em resumo, notícias falsas e informações inesperadas surgem sem planeamento prévio. Por isso, é necessário que qualquer investidor esteja consciente dos riscos que envolvem as negociações do Bitcoin.
Regulamentação
Outro factor que pode impactar completamente o preço do Bitcoin é a criação de um código de uso ou o estabelecimento de regras para o uso da criptomoeda em um determinado país.
Por exemplo, digamos que o Angola esteja a começar a pensar na possibilidade de tornar o BTC uma moeda oficial, ou seja, permitir que os angolanos comecem a utilizar esse activo para comprar e vender produtos no dia a dia. Obrigatoriamente será necessário que se estabeleça normas de uso da criptomoeda.
Isso pode influenciar no preço do BTC, pois, o facto de poder comprar bens e serviços com a criptomoeda as levaria as pessoas a Comprar o activo. Logo, a demanda vai aumentar e isso provocará uma alteração no preço do Bitcoin.
Cenário macro-económico
O último ponto que impacta directamente no preço do Bitcoin é o cenário macro-económico. As oscilações na taxa de juros, as crises globais, as guerras entre os países, tudo isso tem um forte impacto no valor de mercado do BTC
Portanto, quando aalgum desses itens estiver impactando a economia global, possivelmente terá impacto também no preço do Bitcoin e no mercado de criptomoedas de forma geral.
LEIA TAMBÉM
Nigéria: Transações Com Moeda Digital Aumentam 63%
Investidores Cripto Nigerianos Enfrentam Congelamento de Contas
Binance Enfrenta Reação de Investidores e Saques de Bitcoin após Processo da CFTC