O kwanza angolano é a moeda mais fraca de África contra o dólar até agora este ano, após uma queda de 21% no mês passado, com analistas apontando os baixos preços do petróleo e um aumento nos pagamentos de dívidas como as possíveis causas da desvalorização, o que forçou o banco central a parar de sustentá-lo, reportou a Reuters.
O kwanza era negociado a 506 AOA no dia 15 de Maio de 2023, no entanto, na última Segunda-feira, a moeda caiu para 637,30 AOA por cada USD. Contrariando a estabilidade do ano passado, onde esteve entre 502 e 506 kwanzas para o dólar americano desde Novembro de 2022.
A Dependência do Kwanza ao Petróleo
O petróleo representa mais de 90% das exportações de Angola, e as exportações de petróleo bruto no primeiro trimestre deste ano caíram cerca de 30%. O Brent era negociado em média a $82,10 o barril no primeiro trimestre de 2023, em comparação com $97,90 no mesmo período do ano passado.
“A taxa de câmbio do kwanza foi notavelmente estável de Novembro a Abril, sugerindo que o Banco de Angola usou reservas em moeda estrangeira para estabilizar o valor da moeda”, disse Gerrit van Rooyen, economista da Oxford Economics, por email.
“No fim das contas, a intervenção se tornou insustentável devido à queda constante do preço do petróleo – agora abaixo do preço orçamentário do Ministério das Finanças de $75.”
A queda do kwanza pode impulsionar a inflação, que caiu de 27,7% em janeiro de 2022 para 10,62% em Maio, segundo os dados do Banco Nacional de Angola.
Taxa de Inflação em Angola
“A apreciação (do kwanza) tem favorecido as razões da dívida de Angola desde 2020”, disse Sarah Baynton-Glen, economista do Standard Chartered.
“Uma maior desvalorização provavelmente reverteria esta tendência (a dívida em relação ao PIB caiu para 63% no final de 2022, de 130% no final de 2020), dado que cerca de 80% da dívida de Angola é denominada em moeda estrangeira”, disse Sarah Baynton-Glen, economista do Standard Chartered, notando que o país tem $9,9 bilhões de pagamentos de dívida externa vencendo este ano.
O ministro da coordenação económica de Angola, Manuel Nunes Junior, foi demitido na semana passada e substituído pelo Governador do Banco Central, José de Lima Massano, após a remoção dos subsídios ao combustível ter levado os preços da gasolina a quase dobrarem e provocado protestos em que a polícia disse que cinco pessoas morreram.
Como reportamos no início da semana, além da desvalorização acentuada do kwanza, a moeda tem sido escassa no mercado oficial. Este fator fez aumentar a procura da moeda no mercado alternativo, onde a cotação do kwanza chega a ser ainda mais alta: No dia 12 de junho de 2023, o kwanza era trocado a mais de 770 AOA por dólar e 800 AOA por euro. Isto representa um desafio para a economia angolana, uma vez que a maior parte da população recorre a este mercado paralelo para realizar transações.
Leia também: A Desvalorização do Kwanza Angolano: Uma Queda de 22% em Um Mês e Perda de Quase Metade do Seu Valor em Um Ano
Leia também: BRICS: França Pode Se Tornar no Primeiro País Europeu a Entrar na Aliança