O CEO da Block, Jack Dorsey, está tem criticado o CEO da Apple, Tim Cook, por aparentemente não suportar pagamentos em Bitcoin, de acordo com as políticas da loja de aplicativos.

Seus comentários seguem a recente confirmação da Apple de que retiraria a rede social baseada em Bitcoin, Damus, da sua loja de aplicativos.

Repressão da Apple ao Bitcoin

Damus é uma rede mídia social descentralizado para interagir com a Nostr, um protocolo baseado em Bitcoin para troca de informações e mensagens de maneira resistente à censura.

O aplicativo inclui um recurso de gorjeta chamado “zaps”, que permite aos usuários dar gorjetas uns aos outros em Bitcoin pela rede Lightning. A troca de valor é totalmente peer-to-peer, e a Damus não recebe nenhuma parte dessas transações.

No entanto, o recurso entrou em conflito com os termos de serviço da Apple há duas semanas. A empresa disse que poderia permitir gorjetas e doações opcionais, mas não pagamentos exigidos em troca de conteúdo digital. “Eles devem usar a compra no aplicativo de acordo com a diretriz 3.1.1”, disse a empresa.

A Damus se recusou a remover essa funcionalidade do seu aplicativo e tentou explicar que os zaps não “desbloqueavam” nenhum conteúdo digital para os usuários. No entanto, recebeu a mesma mensagem da Apple novamente na segunda-feira, e aceitou que sua remoção da loja de aplicativos era iminente.

“A solução sugerida é usar o Apple Pay”, twittou Damus na terça-feira. “Claro, usarei o apple pay quando ele oferecer suporte a pagamentos ponto a ponto resistentes à censura para qualquer pessoa no mundo. Talvez comece com ponto a ponto primeiro?

Jack Dorsey respondeu

Jack Dorsey foi rápido em defender Damus na segunda-feira ao ouvir a notícia. “As dicas não estão a desbloquear o conteúdo”, disse ele , repassando os argumentos da própria empresa.

Ele seguiu na terça-feira chamando especificamente o CEO da Apple:

“Removido da App Store por permitir gorjetas a todos no mundo sem a necessidade de um banco, cartão de pagamento ou permissão do governo”, acrescentou.

Dorsey já havia elogiado a Nostr por ser uma das duas “tecnologias verdadeiramente resistentes à censura em escala” – ao lado do próprio Bitcoin. Enquanto ainda era o CEO do Twitter, Dorsey ajudou a habilitar um recurso de gorjeta na plataforma que incorporou dicas relâmpago de Bitcoin semelhantes às usadas pela Nostr.

Tim Cook não demonstrou interesse em colocar o Bitcoin no balanço da Apple, mas confirmou que possui pessoalmente algumas moedas.

Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”.

Leia também: 1 em Cada 5 Trabalhadores Franceses Quer Ser Pago em Criptomoedas, Revela Pesquisa

Leia também: BlackRock tem ‘50% de Chance’ de Obter Spot Bitcoin ETF Aprovado

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version