Rússia sinaliza abertura para aceitar novos membros no bloco BRICS
O governo russo acredita que o número de participantes na cúpula do BRICS no próximo ano não será limitado aos atuais cinco membros, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, segundo a agência de notícias Tass.
Em 2024, a Rússia presidirá o grupo BRICS de economias em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e sediará seu fórum de mais alto nível em Kazan, capital da República do Tartaristão, lembrou Ryabkov. Falando a relatórios, ele elaborou:
Vamos ver o que os próximos meses trarão em termos de definição dos parâmetros de expansão do BRICS e quantos chefes de estado virão para Kazan, é uma questão em aberto. Acho que vai ser mais do que os cinco atuais.
Suas palavras sinalizam que a Federação Russa está aberta a admitir novos estados membros na organização. A ampliação estará entre os principais tópicos discutidos durante a cúpula do BRICS deste ano, que será realizada de 22 a 24 de agosto em Joanesburgo, África do Sul.
O presidente russo, Vladimir Putin, não comparecerá ao evento pessoalmente, mas participará das negociações por meio de um link de vídeo como resultado de uma acusação e um mandado de prisão contra ele emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) devido à guerra na Ucrânia.
Ryabkov enfatizou que a participação de Putin na teleconferência “não sinaliza uma diminuição da atenção” aos BRICS. “Pelo contrário, é um reflexo de que nossa liderança está totalmente focada no formato”, insistiu o diplomata russo.
Declarações de autoridades e reportagens da mídia nos últimos meses indicaram que um número crescente de países busca a adesão ao BRICS. Em junho, o diário Business Standard da Índia escreveu que as nações que podem ser empossadas na próxima cúpula são Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Egito e Argentina.
O principal diplomata da África do Sul responsável pelas relações com o BRICS, Anil Sooklal, revelou recentemente que mais de 40 países estão interessados em ingressar no bloco econômico, incluindo 22 que já se candidataram formalmente à adesão. Suas expectativas são de que a organização possa eventualmente se expandir para incluir mais de 50 membros.
LEIA TAMBÉM
Onde Estão Localizados os 12 Bancos Federais dos EUA
BlackRock: 9 Factos Fascinantes Sobre a Maior Gestora de Activos do Mundo