Após o grande sucesso do chatbot de inteligência artificial (IA) da OpenAI denominado ChatGPT, o Google lançou também o seu próprio chatbot de IA, o Bard, em Março de 2023 para fazer frente ao todo poderoso ChatGPT. Neste artigo, está tudo o que você precisa saber sobre o Google Bard.
O que é o Google Bard?
O Bard é um chatbot de inteligência artificial generativa desenvolvido pelo Google, baseado inicialmente na família LaMDA de grandes modelos de linguagem e mais tarde no PaLM LLM. Está disponível em vários idiomas, incluindo português. Este serviço de bate-papo quanto ao funcionamento assemelha-se ao ChatGPT da OpenAI, no entanto, existe a grande diferença que de o Bard extrai suas informações de forma atualizada da web.
O chatbot produz blocos de textos em instantes, apresenta até 5 versões diferentes de respostas e ainda oferece uma integração direta com o Google. Existe o botão “Pesquisar no Google”, que pode ser utilizado para consultar informações na internet a qualquer momento.
Como a maioria dos chatbots de IA, o Bard pode codificar , responder a problemas de matemática e ajudar com suas necessidades de escrita.
Como funciona o Google Bard?
O Google Bard agora é alimentado pelo PaLM 2, modelo de linguagem grande (LLM) próprio e mais avançado do Google. O PaLM 2 – uma versão mais avançada do PaLM, lançada em Abril de 2022 – permitirá que o Bard seja muito mais eficiente e tenha um desempenho de alto nível.
A versão inicial do Bard usava uma versão de modelo leve do LaMDA, porque exigia menos poder de computação e podia ser dimensionada para mais usuários. O LaMDA foi construído no Transformer, a arquitetura de rede neural do Google que foi inventada e de código aberto em 2017. Curiosamente, o GPT-3 , o modelo de linguagem no qual o ChatGPT funciona, também foi construído no Transformer, de acordo com o Google.
O que o Bard é capaz de fazer?
O chatbot de IA da Google é capaz de realizar uma variedade de tarefas como gerar texto natural, como se fosse escrito por um humano, traduzir textos em diversos idiomas, responder a perguntas de forma abrangente e informativa, e coisas que talvez não imaginemos.
A palavra “bard” tem origem no termo celta “bardos”, que eram poetas, músicos e contadores de histórias que transmitiam a cultura e a história de seus povos. O nome Bard é uma homenagem a esses mestres da palavra, que usavam sua arte para encantar e educar seus ouvintes. Com isso já dá ter uma ideia do que esse chatbot de inteligência artificial é capaz de fazer.
LEIA TAMBÉM
O Halving do Bitcoin está a Menos de 40.000 Quarteirões de Distância – Eis o que Isso Significa
Quais São as Vantagens e Desvantagens de DeFi? – Finanças Descentralizadas