Mostafa Rajabi Mashhad, porta-voz da Tavanir, uma entidade iraniana administrada pelo Estado, explicou que o consumo de eletricidade aumentou em 7% em comparação com o ano anterior. Rajabi culpa as operações de mineração de criptomoedas ilegais pelo aumento do consumo de eletricidade do país e alertou que as instalações de mineração ilegais serão cortadas da rede.

Porta-voz da Tavanir Grid: “Os mineiros da cripta estão consumindo muita eletricidade no Irão”
Esta semana, o porta-voz da companhia estatal Mostafa Rajabi Mashhad disse à imprensa iraniana que a mineração com criptomoedas levou o consumo de eletricidade do país a níveis instáveis. Rajabi alertou que as operações ilegais de mineração seriam desligadas da rede e destacou que o governo iraniano ainda precisa decidir sobre os preços de energia aprovados para esses tipos de operações. A mineração de Bitcoin no Irão tornou-se um tema quente nos últimos tempos por causa dos rumores de que os preços estão astronomicamente mais baixos do que a China durante a estação chuvosa.

GPU de Mineração de Ethereum no Irão

Em setembro passado, o governo supostamente reconheceu a mineração como uma “indústria aceita”, segundo o Secretário do Conselho Supremo do Ciberespaço do Irã, Abolhassan Firouzabadi. O funcionário iraniano afirmou que a indústria de mineração foi aprovada pelo Ministério de Energia, pelo banco central e pelo Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações. No entanto, na época, quando o porta-voz disse à imprensa sobre o reconhecimento do governo, Firouzabadi também enfatizou que a “política final para legislar [a criptografia] ainda não foi declarada”.

Uma instalação de mineração Bitcoin no deserto fora de Teerão

Meses depois, em abril de 2019, mineiros chineses supostamente encontraram preços elétricos extremamente acessíveis (US $ 0,006 por quilowatt / hora) na nação do Irão, rica em petróleo. Um mineiro chinês contou como teve que contrabandear máquinas através da fronteira e que autoridades da fronteira iraniana confiscaram pelo menos 40 mil plataformas de criptografia de modelos variados. Mesmo com a chance de as máquinas serem apreendidas pela Guarda Revolucionária Islâmica, os preços baixos atraíram mineradores de todo o mundo. Em dezembro passado, o analista de criptomoeda em Teerã, Nima Dehqan, detalhou que mineiros da China, Espanha, Ucrânia, Armênia e França estavam a migrar para o Irão.

Mineradores ilegais de Bitcoins serão identificados e cortados da rede até que os preços elétricos sejam aprovados

Rajabi disse à IRIB News que, em 21 de junho, os dados mostraram que o consumo de eletricidade do Irã aumentou 7%. O Tavanir disse que o pico de energia era “incomum” e “uma parte desse aumento incomum é por causa da atividade dos mineradores de bitcoin”. Rajabi explicou que o consumo nos últimos dois meses foi de mais de três das 31 províncias iranianas. O porta-voz da rede insistiu que até que os preços de eletricidade do subsídio do governo sejam aprovados, as autoridades iranianas fecharão as operações ilegais de mineração. “Os mineradores de Bitcoin serão identificados e sua eletricidade será cortada”, disse Rajabi durante a conferência de imprensa. Rajabi acrescentou que os cidadãos do Irão de diferentes províncias estavam a ter problemas por causa do consumo elétrico em massa.

Porta-voz de Tavanir, Mostafa Rajabi Mashhad.

O relatório de Rajabi segue as declarações feitas pelo vice-ministro da Energia em Teerão, que disse que as contas de eletricidade para mineradores de criptomoedas devem ser calculadas a preços reais. O vice-ministro da Energia, Homayoun Haeri, afirmou em 9 de junho que as mineradoras de moeda digital deveriam estar a pagar as mesmas taxas que outras empresas da região. No entanto, há relatos de operações que usam propriedades com taxas elétricas muito mais baixas. Isso inclui operações de mineração de criptografia ilegalmente a usar prédios do governo, fábricas e mesquitas. As autoridades iranianas aparentemente pagam mais de US $ 1 bilhão por ano para ajudar a subsidiar os custos elétricos do país.

O que você acha da declaração recente da companhia elétrica estatal Tavanir? Deixe-nos saber o que você pensa sobre este assunto na seção de comentários abaixo.

Fonte de apoio ao texto: https://news.bitcoin.com/iranian-energy-grid-blames-7-consumption-increase-on-bitcoin-miners/

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version