O ex-membro do conselho consultivo da Ripple, Micheal Barr, poderá ser o próximo regulador bancário dos EUA, segundo uma reportagem do Wall Street Journal. Se for confirmado, o ex-secretário assistente do tesouro será mais um dos poucos reguladores com grande conexão às criptomoedas a dirigir o Gabinete do Controlo da Moeda (OCC, na sigla em Inglês), a semelhança do recém-falecido regulador, Brian Brooks, foi um ex-executivo da Coinbase.

De acordo com a reportagem do Wall Street Journal, que cita fontes anônimas, Micheal Barr poderá substituir Mehrsa Baradaran, uma professora de Direito do OCC. O wall Street Journal revela, no entanto, que Micheal Barr, que trabalha actualmente como reitor de Políticas Públicas na Universidade de Michigan, não confirmou a possível nomeação.

Enquanto isso, o Wall Street Journal explica que durante a sua passagem pelo Departamento do Tesouro dos EUA, Micheal Barr teria ajudado a elaborar “Lei Dodd-Frank de 2010″. Esta lei constitui uma grande revisão da regulamentação financeira dos EUA e foi feita após à crise financeira de 2008 – 2009.

A escolha de Barr, individuo com fortes ligações com universo cripto, seria a segunda no governo Biden, visto que na semana passada a imprensa americana sugeriu que a administração Biden nomearia Gary Gensler como presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em Inglês).

A possível nomeação de Micheal Barr para o OCC foi recebida com optimismo “medido” pelos entusiastas do universo cripto. Alguns dizem qua nomeação pode ser um sinal positivo para o mercado das criptomoedas, mas outros, mais cépticos, alertam que há muito mais a ser feito pelas criptomoedas. Ter pessoas experientes na direcção não é o suficiente. Petr Kozyakov, o cofundador da Mercuryo.io, disse que o “histórico profundo de Gensler no espaço das criptomoedas é um sinal de perspectiva positiva para as criptomoedas”.

Mas, Kozyakov mostra-se reticente quanto ao fim das incertezas no mercado das criptomoedas. Kozyakov disse que muitas dessas mudanças realtivas às incertezas dependerá do status das criptomoedas: commodities ou títulos. Kozyakov concluiu dizendo: alguns dos desafios actuais neste espaço podem ser resolvidos com o Digital Commodity Exchange Act que foi introduzido pelo congressista texano Michael Conaway em 2020.

Mais optimista, Anna Tutova, CEO da Coinstelegram, acredita que “o histórico de Gary Gensler e Michael Barr é positivo para as regulamentações das criptomoedas”. Ela adiciona:

Geralmente, a nomeação de uma pessoa com experiência em tecnologias criptográficas e financeiras tendem a ser positivas para a indústria de criptomoedas.

Sobre os rumores da indicação de Micheal Barr, Tutova acredita que ele continuará nos passos de Brooks. Mas, Tutova sugere que apenas um ecossistema de regulamentação robusto, infra-estrutura e proteção de investidores “levará a um influxo de mais investidores à indústria de criptomoedas e, portanto, à expansão da adopção em massa”.


LEIA TAMBÉM


Ripple Prevê que Joe Biden Melhorará a Regulação das Criptomoedas

Como Comprar Bitcoin com Paypal em 2021

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version