O semanário angolano Valor Econômico entrevistou, nesta semana, o fundador e CEO da Yetubit, Euclides Manuel, um dos cérebros por trás da criação da primeira criptomoeda angolana Yetucoin.
A entrevista focou-se, inicialmente, no encerramento da oferta inicial da moeda (ICO), que teve o seu início no dia 4 Janeiro deste ano e arrecadou 249 Binance Coins (BNB), o equivalente a 130 mil dólares norte americanos.
Durante a entrevista, Euclides Manuel assegurou aos investidores que a conversão da Yetucoin para o dólar americano ou euro não será um problema, visto que estas questões já foram previstas e acauteladas.
A conversão permitirá às pessoas comprarem produtos e serviços em qualquer parte do mundo, sem as limitações actuais que as moedas fiduciárias apresentam.
Regulamentação
No que toca a regulamentação, o CEO da Yetubit chamou atenção ao facto do país não possuir até agora uma lei específica que regule utilização de criptomoedas.
No entanto, Euclides Manuel predispôs-se a trabalhar com as autoridades angolanas (CMC e BNA) no sentido de se criar uma norma flexível para o uso destes activos digitais no país.
Não temos uma lei específica sobre criptoactivos, [mas] estamos abertos para ajudar a Comissão de Mercado de Capitais e o Banco Nacional de Angola.
Para Euclides Manuel, a questão da regulamentação é importante, porque as criptomoedas, mais do que uma nova forma de dinheiro, são também um instrumento de inclusão financeira para as comunidades.
Sobre a importância das criptomoedas, Euclides Manuel disse:
É uma forma de inclusão financeira das comunidades. Os angolanos poderão fazer investimentos e depósitos a prazo.
Euclides Manuel acredita também que as criptomoedas podem impulsionar a recuperação da economia angolana que, desde 2014, vem enfrentando grandes quedas.
Mas, para que se tire o devido proveito das criptomoedas, uma regulamentação flexível seria fundamental, visto que o Estado precisa de dinheiro e os utilizadores de criptomoedas precisam sentir-se assegurados pela lei financeira de Angola.
A matéria intitulada “Yetucoin fecha primeira fase com ganhos de 130 mil dólares” foi publicada nesta quarta-feira, 21 de Abril, e pode ser encontrada na sessão (In) formatizando, na página 16 do jornal.
Leia o artigo do Jornal Valor Econômico na íntegra clicando AQUI
LEIA TAMBÉM
Diem, a Criptomoeda Apoiada Pelo Facebook, Poderá ser Testada Neste Ano
Turquia Bane Todas as Formas de Pagamento Envolvendo Bitcoin