A Coinbase, bolsa de criptomoedas com sede nos Estados Unidos, anunciou na última semana que fechará as portas da sua antiga sede em São Francisco até 2022.
Anteriormente, a empresa havia anunciado sua intenção de abandonar o modelo tradicional baseado em escritório para descentralizar as suas operações.
A mudança é mais uma acção da bolsa com vista a demonstrar o seu compromisso com a descentralização.
Sobre a mudança, a Coinbase declarou:
Fechar o nosso escritório em São Francisco é um passo importante para garantir que nenhum escritório se torne um quartel general, [porque] os resultados da carreira serão baseados na capacidade e na produção, e não na localização.
O movimento assemelha-se ao que Binance tem feito desde algum tempo. Há tempos, o CEO da plataforma, Changpeng Zhao, declarou que a empresa não tinha sede, porque o Bitcoin também tem.
Coinbase passa ao trabalho remoto
Embora esta decisão possa ser vista como revolucionária por alguns, na verdade é apenas uma continuação de uma política que havia sido definida no ano passado como consequência da Covid 19.
O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, declarou que esta nova abordagem tem vantagens interessantes, incluindo a possibilidade de contratar funcionários em cidades e países onde eles não tinham uma base real.
Conseguindo talentos interessantes além fronteiras
A Coinbase está a liderar pelo exemplo, visto que nenhum dos seus membros do alto escalão realmente reside em São Francisco ou se desloca para lá para ir aos antigos escritórios da empresa.
Para Brian Armstrong, esta é uma das coisas mais poderosas que podemos fazer para evitar que a Coinbase volte inadvertidamente à cultura interna.
No futuro, poderemos ver outras empresas e bolsas relacionadas às criptomoedas a descentralizarem os seus escritórios de modo a trabalharem remotamente. Mesmo quando surgir um novo debate sobre como as disputas serão resolvidas com uma empresa sem sede.
LEIA TAMBÉM
Irão Muda de Política e Incentiva Pagamentos com Criptomoedas