A empresa chinesa de comércio electrónico, Alibaba, informou nesta terça-feira que não permitirá mais a venda de criptomoedas e nem de equipamentos de mineração de criptomoedas na sua plataforma a partir de 8 de Outubro próximo.
De acordo com a empresa, a decisão é uma consequência de várias circulares e decisões tomadas pelo Banco Popular da China. No comunicado, a gigante de vendas electrónicas disse:
O Alibaba.com proibirá a venda de mineradoras de criptomoedas, além da proibição da venda de criptomoedas como Bitcoin, Litecoin, BeaoCoin, QuarkCoin e Ethereum.
A decisão constitui assim mais uma consequência directa da recente proibição da negociação, mineração e prestação de serviços voltados às criptomoedas anunciada pelo governo chinês.
E surge horas após os sites CoinGeko e CoinmarketCap deixarem de estar disponíveis na China continental.
Entendendo a funcionalidade da proibição
Segundo a empresa, duas das categorias de produtos da Alibaba serão encerradas para que esta proibição seja aplicada. Estas categoria são: Blockchain Miners e Blockchain Miner Accessories.
A proibição ora anunciada poderá afectar negativamente as vendas destes produtos nos pequenos comércios em todo continente asiático, por conta da existência da Aliexpress e da Lazada, subsidiárias que estendem o domínio e os serviços da Alibaba por todo o extremo oriente.
Punições para quem desobedecer a proibição
A Alibaba fez também saber que adoptará varias medidas punitivas contra quem desobedecer ou tentar driblar as novas medidas. Deste modo, para garantir que os usuários cumpram com a nova política, a empresa poderá punir os desobedientes da seguinte forma:
- Apagar os produtos listados;
- Descontar pontos na classificação do vendedor;
- Restringir o uso das funções do site;
- Eliminar a conta do vendedor.
Como dissemos, esta é mais uma consequência da recente e reforçada repressão do governo chinês contra as criptomoedas. Ao que parece, desta vez haverá consequências a níveis nunca antes assistidos desde 2013.
E, como a Alibaba é um dos maiores sites de comércio electrónico do mundo, o efeito dominó resultante destas medidas é ainda difícil de prever.
LEIA TAMBÉM
Coinbase Lançará Recurso Para Depósitos Direto em Dólares Para Clientes dos EUA