As autoridades russas apoiam a ideia de que a actividade de mineração seja considerada como uma actividade empresarial de modo que o governo possa tributar as receitas dos mineradores e aumentar as receitas orçamentárias do estado.
Diversos áreas do governo, como o do Ministério do Desenvolvimento Econômico, a Associação Russa de Criptoeconomia, Inteligência Artificial e Blockchain, o Comitê do Mercado Financeiro e outros desejam ver reconhecida a actividade de minerar.
Em declarações à imprensa, Alexey Minaev, vice-director do Departamento de Desenvolvimento da Economia Digital do ministério, disse que o Estado pode benificiar-se se tributa-las.
“Essa é exactamente uma área em que o estado pode se beneficiar na forma de impostos, e as pessoas podem legalizar sua renda, os grandes negócios também estão cada vez mais interessados nisso”
Por sua vez, Valery Petrov, vice-presidente de desenvolvimento de mercado e regulamentação da Associação Russa de Criptoeconomia, Inteligência Artificial e Blockchain (Racib), apoia a ideia porquê os mineradores não apresentam os relatórios sobre os rendimentos da criptomoeda cunhada para a Rússia.
O Ministério da Energia também concordou com esta perspectiva, pois acredita que isso permitiria a distinguir a quantidade de energia consumida em produção privada e empresarial.
Anatoly Aksakov presidente do Comitê do Mercado sugeriu o aumento das taxas de eletricidade para mineradores de criptomoedas, visto que actualmente compram energia a taxas regulares. O deputado sugeriu que até setembro a questão seja resolvida.
No entanto, nada ainda está definido, porque o Banco Central da Rússia que não apoia nenhuma iniciativa que promova as criptomoedas.
Ainda assim, o Ministério das finanças do país, afirma o Bitcoin News, acredita que o estatuto jurídico deve ser determinado no âmbito das regras relativas à circulação de moedas digitais.
LEIA TAMBÉM
Bloco Liberal Democrático da Russia Pretende Regularizar Mineração de Criptomoedas