O Banco Central da Rússia (CBR) recusou o apelo feito pelos membros do sector financeiro para autorizar o fornecimento de serviços ligados à criptomoedas. De acordo com o banco central, as criptomoedas não atendem o interesse do sector.
O Banco da Rússia é conhecido por manter contínuamente sua postura rígida em relação às criptomoedas e com outras moedas que não sejam o Rublo, tanto que, o banco negou também a proposta de expansão de emissões de instrumentos financeiros russos em moeda estrangeira.
O CBR reafirmou a sua postura durante a reunião com membros do sector financeiro realizada para debater sobre o desenvolvimento do mercado acionário russo. Na reunião o banco ressaltou que as criptomoedas representam um enorme risco para o sector financeiro.
“De acordo com o Banco da Rússia, a prestação por instituições financeiras de serviços relacionados a operações com criptomoedase e seus derivados sobre tais activos não atende aos interesses dos investidores do mercado financeiro e acarreta grandes riscos.”
Lê-se na nota informativa do banco
Os representantes do sector apelaram ao banco que permitisse o investimento em criptomoeda na Rússia. No entanto, viram suas expectativas frustadas, pois o banco continua se opondo à livre circulação de criptomoedas assim como o seu uso no país.
Embora as criptomoedas estejam parcialmente regulamentadas na Rússia por meio da lei “Sobre Activos Financeiros Digitais”, elas continuam sendo não reconhecidas pela actual lei russa.
LEIA TAMBÉM
Queima de BNB Ultrapassa a Marca de 3 Milhões de Dólares
Meta Afrouxa a Política de Anúncios de Criptomoeda do Facebook