O governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, afirmou na última sexta-feira, em entrevista à TV Zimbo, que o kwanza é estável em relação à moedas como o dólar e o euro.
Segundo o governador, isso deve-se às profundas reformas feitas na economia, que ao longo dos últimos quatro anos tem dado sinais de recuperação.
Foi necessário fazer reformas profundas, que a economia vai evidenciando, e traz-nos hoje a esse ponto que o kwanza está estável, relativamente ao euro e o dólar.
Disse o governador, citado pelo jornal Mercado.
José de Lima Massano esclareceu que o BNA sentiu a necessidade de fazer alterações na forma como a política monetária estava a ser conduzida, num quadro em que a moeda estrangeira era uma “uma espécie de âncora cambial e era com o dólar que se fazia a política monetária”.
Actualmente, segundo o governador, as reservas internacionais líquidas do país cobrem 11 meses de importação. Ou seja, se Angola não produzir petróleos nos próximos 12 meses, ainda teremos dinheiro “para manter a relação com o exterior na dimensão que vimos fazendo até aqui”.
LEIA TAMBÉM
O que é Star Atlas: Guia Completo
Quedas do Bitcoin são para Comprar: Justin Sun Criador do TRON (TRX) Comprou Mais 100 Bitcoin