Para indivíduos que esperam ganhar novos tokens fornecendo segurança para grandes blockchains que usam prova de participação, pode haver boas notícias pela frente. A Receita Federal não tributará suas criptomoedas em staking.
Um casal de Nashville argumentou em maio que os tokens obtidos por meio de protocolos de prova de participação são propriedades criadas pelo contribuinte que não devem ser tributadas até que sejam vendidas ou trocadas. A opção de reembolso pode ajudar a esclarecer o imposto POS no futuro.
A decisão é uma vitória para os protocolos POS
De acordo com uma ação civil movida em 26 de maio de 2021 no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Médio do Tennessee, Joshua e Jessica Jerrett pediram um reembolso de 1.74 Milhões de Kz em imposto de renda pago em 2019 pelo recebimento de 8.876 tokens Tezos. Além disso, o par solicitou um aumento de 265 mil Kwanzas nos créditos fiscais para compensar a perda de renda.
De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, Joshua e Jessica Jarrett receberam uma carta do Departamento de Justiça em 20 de dezembro afirmando que a Receita Federal (IRS) havia aprovado um reembolso total de seus impostos de 2019 contra os tokens que ganharam por meio de staking na rede Tezos, além de juros estatutários.
A decisão é um passo significativo na luta da incipiente indústria de staking para que as recompensas de staking sejam classificadas como propriedade em vez de renda tributável. De acordo com a Staked, fornecedora líder de serviços de staking adquirida pela bolsa de criptomoedas Kraken em dezembro de 2021, o negócio cresceu para cerca de 9.5 trilhões em tamanho.
Os Jerretts alegaram que os tokens obtidos por meio de protocolos de prova de participação são propriedades criadas pelo contribuinte que não devem ser tributadas até que sejam vendidas ou trocadas. De acordo com a reclamação, não há nenhuma disposição na lei dos EUA ou nas regras e regulamentos da Receita Federal que autorizem que os bens criados pelo contribuinte sejam tributados como renda.
Apesar do sucesso inicial, o advogado de Jarretts rejeitou a oferta da Receita Federal de um reembolso de impostos em 25 de janeiro, alegando que a agência não havia dado nenhuma garantia de que não seria tributada novamente.
Em outras palavras, os Jarretts venceram a primeira rodada de seu processo (Jarrett et al v. Estados Unidos da América), que foi arquivado em maio de 2021 no Tennessee Middle District Court, mas essa vitória só se aplicaria aos seus impostos de 2019. Eles pretendem prosseguir com o caso em tribunal para obter proteção a longo prazo. Isso pode criar um precedente para quem quer lucrar com staking de criptomoedas.
A decisão pode ter repercussões de longo alcance para a futura tributação de mineradores e criptomoedas de prova de participação.
A Receita Federal deve Tributar a Renda das criptomoedas?
No Aviso 2014-21, a Receita Federal disse:
“Um contribuinte que recebe moeda virtual como pagamento por bens ou serviços deve, na computação da renda bruta, incluir o valor justo de mercado da moeda virtual medida em dólares americanos, a partir da data em que a moeda virtual foi recebida.”
Os defensores dos Jarretts dizem que a criptomoeda adquirida através de staking não é a mesma que a criptomoeda obtida através da negociação ou venda, e que não deve ser tributada até que seja vendida ou negociada.
Por uma variedade de razões, a criptomoeda está em staking, ou seja, trancada sob certas condições, geralmente para ganhar alguma forma de emissão de mais tokens. O mais comum é servir como validador na rede de prova de participação (PoS).
Validadores em tais redes colocam seus tokens em risco como skin no jogo. As despesas de capital e operacionais (máquinas e eletricidade) desempenham um papel em uma rede de prova de trabalho. Ambos são salvaguardas contra spam e atividades maliciosas do grupo distribuído de pessoas que verificam transações de rede.
Mattia Landoni, do Federal Reserve Bank of Boston, e Sutherland, da Faculdade de Direito da Universidade da Virgínia, escreveu em um artigo de agosto de 2020 no Tax Notes que a maneira como as redes PoS diluem continuamente seus tokens coloca os contribuintes em desvantagem se forem tributados no momento em que os tokens são criados.
Comprar e vender criptomoedas nos EUA é tributável porque o Internal Revenue Service (IRS) considera a criptomoeda como propriedade e não moeda. Ele cobrava um imposto que variava de 0% a 37%. Em um país como a Holanda, a Criptomoeda está sujeita a um imposto de 31% no país. Apenas a parte do ganho realizado na venda de criptomoedas por mais de 30.8 milhões de Kwanzas é devida às autoridades fiscais da Itália, que equivalem às antigas cem milhões de liras.
LEIA TAMBÉM
Ex-funcionários do Facebook Unem Forças Para Construir o Futuro da Web 3
Decentraland (MANA) Valorizou 70% Desde a Baixa de 24 de janeiro