Hoje faz exactamente 13 anos desde que o criador da rede Bitcoin, Satoshi Nakamoto, publicou a primeira postagem no fórum do inventor no site da Fundação P2P. A postagem do fórum chamada “Implementação de código aberto Bitcoin da moeda P2P” introduziu o sistema de e-dinheiro aos membros do fórum de defesa e pesquisa focado na dinâmica ponto a ponto na sociedade.

O Primeiro de 3 de fevereiro de 2009 Fórum Posta Apresentando Bitcoin

Houve três ocasiões em fevereiro de 2009, quando Satoshi Nakamoto apresentou o white paper Bitcoin do inventor e a base de código aberto aos membros do fórum da Fundação P2P. A ocasião em 11 de fevereiro de 2009, foi a primeira vez que o criador do Bitcoin anunciou publicamente o projeto usando o fórum da Fundação P2P. Antes dessas instâncias durante o mês de fevereiro, Nakamoto aproveitou o sistema de e-mail amarrado à lista de discussão de criptografia hospedada no metzdowd.com.

Em 11 de fevereiro de 2009, Satoshi Nakamoto publicou o primeiro post introdutório no fórum sobre a rede Bitcoin.

A postagem introdutória do fórum é bastante fascinante, e o inventor também deixa um link para a primeira versão do software no fórum. “Eu desenvolvi um novo sistema de caixa eletrônico P2P de código aberto chamado Bitcoin”, escreveu Nakamoto há 13 anos hoje.

É completamente descentralizado, sem servidor central ou partes confiáveis, porque tudo é baseado em prova de criptografia em vez de confiança. Experimente ou dê uma olhada nas capturas de tela e no papel de design

acrescentou o criador.

Nakamoto é extremamente descritivo no primeiro post do fórum, e o inventor do Bitcoin explica o problema com as moedas convencionais. “O problema raiz com a moeda convencional é toda a confiança necessária para fazê-la funcionar”, escreveu Nakamoto naquele dia.

“É preciso confiar no banco central para não rebaixar a moeda, mas o histórico das moedas fiduciárias está cheio de violações desse truste. É preciso confiar nos bancos para manter nosso dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas eles o emprestam em ondas de bolhas de crédito com apenas uma fração de reserva.”

O inventor do Bitcoin enfatizou ainda mais:

Temos que confiar a eles com nossa privacidade, confiar neles para não deixar que ladrões de identidade drenem nossas contas. Seus enormes custos indiretos tornam os micropagamentos impossíveis.

Nakamoto Responde: ‘Acho que esta é a primeira vez que estamos tentando um sistema descentralizado e não baseado em confiança’

Qualquer um que leia o primeiro post do fórum que Satoshi escreveu pode entender que o inventor está tentando divulgar, para que mais pessoas possam testar a rede Bitcoin durante os primeiros dias. A postagem do fórum de Nakamoto não recebeu uma resposta até o dia seguinte, já que um indivíduo chamado Sepp Hasslberger foi o primeiro a responder ao primeiro tópico da Fundação P2P de Nakamoto.

“Ótimas coisas”, escreveu Hasslberger na época. “Esta é a primeira inovação real em dinheiro desde que o Banco da Inglaterra começou a emitir suas notas promissórias de ouro nos cofres, que então ficaram conhecidos como notas.

Acredito que uma moeda de código aberto tem um grande potencial. Um pouco como o Google se tornar o mecanismo de busca padrão para muitos de nós”, acrescentou Hasslberger. Alguns outros indivíduos no post falaram sobre “coisas centrais antigas de Chaumian” e projetos de moeda eletrônica, como o e-gold, que falharam no passado.

Satoshi respondeu a algumas perguntas no tópico e observou que as “antigas coisas de hortelã central Chaumian” eram a única coisa disponível na época. O inventor do Bitcoin lembrou aos membros da Fundação P2P que o protocolo Bitcoin era descentralizado e diferente.

“Muitas pessoas descartam automaticamente a moeda eletrônica como causa perdida por causa de todas as empresas que falharam desde a década de 1990,” Nakamoto respondeu a uma das respostas do tópico em 15 de fevereiro de 2009.

“Espero que seja óbvio que foi apenas a natureza controlada centralmente desses sistemas que os condenaram. Acho que esta é a primeira vez que estamos tentando um sistema descentralizado e não baseado em confiança”, acrescentou o criador da criptomoeda.

Em 18 de fevereiro, Nakamoto voltou ao tópico para responder a várias perguntas feitas pelo curioso Sepp Hasslberger na época. Em resposta às perguntas de Hasslberger, Nakamoto expôs três recursos interessantes que a rede Bitcoin exibiu e insistiu que as moedas seriam escassas. Nakamoto disse:

É um banco de dados distribuído global, com adições ao banco de dados por consentimento da maioria, com base em um conjunto de regras que seguem: [Uma] — Sempre que alguém encontra prova de trabalho para gerar um bloco, recebe algumas moedas novas. [Dois] — A dificuldade de prova de trabalho é ajustada a cada duas semanas para atingir uma média de 6 blocos por hora (para toda a rede). [Três] — As moedas dadas por bloco são cortadas pela metade a cada 4 anos — Você poderia dizer que as moedas são emitidas pela maioria. Eles são emitidos em um valor limitado e predeterminado.

É seguro dizer que o sistema de caixa eletrônico de Satoshi Nakamoto pegou e depois de 13 anos, 18.954.937 bitcoins foram emitidos fora do suprimento máximo de 21 milhões até agora.

A capitalização de mercado do Bitcoin (BTC) vale atualmente mais de US$ 800 bilhões e, desde a sua criação em 3 de janeiro de 2009, a rede tem funcionado com uma classificação de tempo de atividade de 99,98713391230%. A invenção de Nakamoto também provocou a criação de milhares de moedas criptográficas, e hoje existem 12.523 ativos criptográficos dentro da economia criptográfica.


LEIA TAMBÉM


Quênia: Banco Central Publica Documento de Discussão Sobre CBDCs e Solicita Opinião Pública

Banco Central dos Estados Unidos Lançará Programas Pilotos para Testar o Dolar Digital

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version