As duas maiores operadoras de cartões do mundo, Visa e Mastercard, informaram o bloqueio de bancos russos de suas redes, sob novas ordens de sanções dos Estados Unidos (EUA)
A Visa está tomando medidas imediatas para garantir o cumprimento das sanções aplicáveis e está preparada para cumprir as sanções adicionais que possam ser implementadas.
Lê-se em um comunicado publicado em seu site
A medida vem seguindo algumas das mais rígidas sanções dos Estados Unidos contra a Rússia até ao momento, que viram vários bancos russos bloqueados do sistema de transações SWIFT, participações do banco central russo no exterior congeladas, bem como as de vários altos funcionários do Kremlin.
Como resultado de ordens de sanção, bloqueamos várias instituições financeiras da rede de pagamentos Mastercard. Continuaremos a trabalhar com os reguladores nos próximos dias para cumprir integralmente nossas obrigações de conformidade à medida que elas evoluem.
Informou a Mastercard
As duas empresas anunciaram também doações de 2 milhões de dólares cada, para apoiar a crise na Ucrânia
Setor de criptomoeda ganha força em meio as sanções impostas à Rússia
Volumes de negociação de criptomoedas na Rússia já foram vistos aumentando após a primeira onda de sanções dos Estados Unidos, numa altura em que a moeda local, rublo, cai contra o bitcoin e demais criptomoedas.
Um relatório do governo estimou que os russos representam cerca de 12% das participações mundiais no mercado de criptomoeda. O setor estava em ascensão muito antes dos conflitos atuais.
Especialistas acreditam que o setor de criptomoedas ganhará força na Rússia para mitigar os danos causados pelas sanções que o país tem recebido de várias frentes.
LEIA TAMBÉM
Doações de Criptomoeda à Ucrânia Chegam a 36 Milhões de Dólares