As maiores empresas de pagamentos norte-americanas Visa e Mastercard anunciaram neste sábado que vão suspender as operações na Rússia devido à invasão na Ucrânia e porquê a situação económica russa tornou-se instável.
No seu comunicado, a Visa informou que todas as transações feitas com cartões Visa emitidos na Rússia deixarão de funcionar fora do país e quaisquer cartões Visa emitidos fora da Rússia não funcionarão mais dentro do país. Al Kelly, director executivo da Visa, disse também que foi a postura da Visa que obrigou-os a tomar tal decisão.
“Somos compelidos a agir após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis que testemunhamos”.
Disse Al Kelly, director executivo da Visa, em comunicado.
Na mesma linha, a Mastercard, que opera na Rússia há 25 anos, disse que a rede Mastercard não vai mais suportar os cartões emitidos por bancos russos e que qualquer cartão Mastercard emitido fora da Rússia não funcionará em caixas eletrônicos russos.
A Mastercard disse ainda que a decisão de suspender operações na Rússia surge depois da medida de bloquear várias instituições financeiras russas da rede de pagamentos da empresa, conforme exigido pelos reguladores em todo o mundo.
No entanto, disse a Reuters, o Sberbank Rossii PAO, maior credor da Rússia, informou que as medidas da Visa e da Mastercard não afetariam os usuários dos cartões emitidos na Rússia porque as transações na Rússia não depende de sistemas de pagamento estrangeiros.
LEIA TAMBÉM
Elon Musk, Diz que a Starlink não Bloqueará os Meios de Comunicação Russos