A organização sem fins lucrativos Empower Oversight fez e-mails públicos da Securities Exchange Commission detalhando a conduta imprópria dos funcionários da agência em relação ao processo Ripple (XRP).
Em um comunicado, a organização afirmou que os e-mails indicam que o ex-funcionário da SEC, William Hinman, foi advertido sobre um conflito de interesses com sua antiga empresa Simpson Thacher.
A Empower Oversight entrou com pedido de divulgação de e-mails, afirmando que poderia provar que a SEC estava aplicando seletivamente as leis para o setor de criptografia. A organização argumentou que existe a possibilidade de que a SEC estivesse promovendo algumas criptomoedas em detrimento de outras.
Hinman supostamente continuou se envolvendo com o escritório de advocacia com sede em Nova York, apesar das preocupações. Entre os compromissos de alto perfil, Hinman conheceu o outro sócio do escritório de advocacia, Josh Bonnie, após o aviso ao lado dos cofundadores e investidores da Ethereum.
A reunião foi pouco antes do discurso de Hinman em 2018, quando ele declarou que Ether não é um título. O discurso foi monumental para o espaço criptográfico porque os primeiros 60 milhões de Éter foram vendidos para arrecadar fundos para a Fundação Ethereum.
“Os documentos mais recentes fornecidos pela SEC levantam mais perguntas do que respondem. Continuaremos a pressionar a SEC para uma transparência mais significativa e oportuna sobre esta questão”, disse Jason Foster, Fundador e Presidente da Empower Oversight.
Em algum momento, a Conselheira de Ética da SEC, Shira Minton, alertou Hinman para desistir de se envolver em uma reunião de grupo com os membros do escritório de advocacia devido a conflitos financeiros.
Objeção da SEC à liberação de e-mails
Os e-mails de quase 200 páginas foram divulgados depois que a Empower Oversight apresentou uma solicitação da FOIA em agosto de 2021. A SEC ignorou o pedido, e a organização entrou com uma ação judicial para obrigar a SEC a cumprir seus pedidos da FOIA.
Os advogados da SEC se opuseram à diretiva, afirmando que os e-mails contêm deliberações dos funcionários e estão protegidos contra descobertas.
Questões notáveis surgiram se Hinman divulgou totalmente o papel de Simpson Thacher no Ethereum aos funcionários de ética da SEC. Não está claro se o escritório de advocacia teria aprovado a reunião com divulgação completa.
Espera-se que a juíza presidente Sarah Netburn se pronuncia sobre a moção de reconsideração da SEC sobre a produção dos documentos internos do autor.
No entanto, com a Empowerment Oversight obtendo acesso aos e-mails da SEC, especialistas jurídicos argumentaram que o conteúdo poderia prejudicar ainda mais as perspectivas da agência de ganhar o caso contra a Ripple.