Havendo a necessidade de adaptar-se a nova realidade em que os sistema financeiro e bancário estão a ser construídos digitalmente e apoiados por um banco central, o Banco Central da Tailândia (BOT, sigla em inglês) planeia começar a testar a sua moeda digital do banco central (CBDC) no final de 2022 ou no início do ano de 2023.

A CBDC do varejo é a forma digital de dinheiro ou moeda distribuída pelo Banco Central que poder ser entregue e recebida tanto offline quanto online. Por está razão, será utilizada como método de pagamento alternativo para compras de bens e serviços em dinheiro.

No entanto, os testes estarão disponíveis para um número restrito. De acordo com o comunicado do banco, apenas 10.000 clientes terão acesso à moeda digital de banco Central. O banco central tailandês escolheu também três empresas: o Bank of Ayudhya, o Siam Commercial Bank e o 2C2P para participar do teste.

O Banco Central Tailandês argumentouu que os testes servirão para fazer uma avaliação da tecnologia da CBDC e da viabilidade do projecto, tendo acrescido que reconhece-a como uma tecnologia capaz de facilitar os serviços financeiros.

“O Banco da Tailândia foi um dos primeiros bancos centrais a reconhecer o CBDC como uma nova infraestrutura financeira, e essa tecnologia tem o potencial de fornecer acesso mais conveniente e fácil a uma variedade de serviços financeiros a custos mais baixos.”

O Vice Governador do Banco Central da Tailândia, Vachira Arromdee, disse no ano passado, segundo a Reuters, que uma CBDC de varejo poderia ser implementada nos próximos três a cinco anos e que “Isso não afetará o sistema financeiro tailandês”


LEIA TAMBÉM


Alibaba Regista Quebra de Receita Trimestral pela Primeira vez

Mais de 50% dos Sul Africanos Não Têm Conhecimento Sobre Criptomoedas, Aponta Estudo

Empresários Africanos Financiam Com Criptomoedas Terroristas Ligados ao Estado Islâmico

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version