O Irão consagrou-se o primeiro país na história mundial a utilizar criptomoedas para pagar importação de bens. A informação foi vinculada pela agência de notícias britânicas Reuters, que revelou que a importação esteve avalida em aproximadamente 10 milhões de dólares o que corresponde a cerca de 4.273.975.579,64 de kwanzas.
De acordo com o comunicado, a notícia foi divulgada pelo O vice-ministro iraniano, Alireza Peymanpak, que disse o seguinte:
“Esta semana, o primeiro registo oficial de pedido de importação no valor de US$ 10 milhões foi concluído com sucesso usando criptomoedas”.
A compra foi autorizada pelo Ministério da Indústria, Minas e Comércio do Irão. No entanto, não foi revelado quais criptomoedas o Irão utilizou para pagar pela importação nem quais forão os bens adquiridos.
Acredita-se que este movimento do Irão deve-se ao facto dos Estados Unidos o ter sancionado e privando-o do uso de dólares para comprar bens ou serviços no mercado. Considerando que os EUA controlam a moeda e quem pode utilizá-la, o Irão decidiu utilizar criptomoedas, uma vez que não podem ser controladas por nenhum governos.
LEIA TAMBÉM
Coinbase Relata Mais de US $ 1 Bilhão em Perdas Durante o Segundo Trimestre