O Banco Central Europeu (BCE) anunciou as empresas selecionadas para desenvolver o protótipo digital do Euro. O objectivo deste protótipo, que está previsto para começar este mês e ser concluído em dezembro. Por ora, cinco empresas foram selecionadas. Trata-se da Amazon, CaixaBank, Worldline, Nexi e da European Payment Initiative (EPI).
De acordo com o comunicado de imprensa, Amazon será responsável por desenvolver pagamentos de e-commerce dentro do projecto; o banco espanhol CaixaBank vai desenvolver pagamentos online ponto a ponto (P2P) para aplicação móvel.
Já o serviço de pagamentos multinacional francês, Worldline, ficará responsável pela versão offline; os pagamentos no ponto de venda iniciados pelo pagador estarão a cargo da European Payment Initiative e da empresa italiana de tecnologia de pagamento Nexi, respectivamente.
Em abril deste ano, o BCE abriu um concurso para empresas que desejavam trabalhar no protótipo digital do Euro. As empresas foram escolhidas a partir de 54 candidaturas. As cinco identificadas foram seleccionadas por se adquarem os critérios exigidos pelo banco.
Este processo resulta do esforço do BCE em estudar as possibilidades de emissão de uma moeda digital de banco central. A investigação foi planeiada para decorrer num período de dois anos. Tendo começado em Julho de 2021, o BCE planeia concluir em março de 2023.
LEIA TAMBÉM
BNB Chain e Google Cloud Firmam Parceria Para Dar Suporte à Web3 e Startup
Rússia Deve Concluir a Regulamentação de Criptomoedas Até 2023