A Google Cloud está a executar um validador na blockchain da Solana, de acordo com um anúncio da empresa.
O validador em breve adicionará novos recursos que permitirão a integração para desenvolvedores Solana (SOL) e executores de nós.
Após as notícias no sábado, a SOL subiu 12%, para cerca de US$ 36,80. Ela voltou para $ 31,51 no momento da escrita deste artigo.
O Google Cloud anunciou no Twitter que, além do validador, a gigante da tecnologia também está a trabalhar para adicionar a sua Blockchain Node Engine à cadeia Solana em 2023.
A Blockchain Node Engine é um “serviço de hospedagem de nós totalmente gerenciado” que já suporta o blockchain Ethereum.
O gerente de produto da Google Web3, Nalin Mittal, na conferência Breakpoint da Solana em Lisboa, disse: “queremos executar um nó Solana com um clique de maneira econômica”.
O Google acrescentou ainda que iniciou uma mudança que “tornará mais fácil para o ecossistema de desenvolvedores da Solana acessar dados históricos” indexando os dados da Solana e adicionando-os ao data warehouse do BigQuery.
De acordo com Mittal, o recurso será lançado no primeiro trimestre de 2023.
Mittal também acrescentou que “startups selecionadas no ecossistema Solana” foram escolhidas para experimentar seu programa de créditos. Há até US$ 100.000 em créditos de nuvem disponíveis para os candidatos, disse ele.
O Google Cloud apresentou o Blockchain Node Engine no final de outubro para ajudar os desenvolvedores da Web3 a criar e implantar novos produtos em plataformas baseadas em blockchain.
O mais recente na lista de empresas que alavancam as funções da tecnologia blockchain é o Google, com seu recém-lançado Blockchain Node Engine destinado a ajudar no desenvolvimento da web3.
De acordo com o anúncio da empresa, a nova solução foi lançada para atender às necessidades dos desenvolvedores, em vez de usar nós autogerenciados que são bastante complexos e exigem gerenciamento consistente.
As empresas Web3 que sentem a necessidade de nós dedicados agora podem usar o Blockchain Node Engine do Google Cloud para retransmitir transações, implantar contratos inteligentes e ler ou gravar dados de blockchain com o desempenho de confiabilidade e segurança esperados da estrutura de rede e computação do Google Cloud.
O Blockchain Node Engine é um serviço de hospedagem de nós totalmente gerenciado que pode minimizar a necessidade de operações de nós.
De acordo com o Google, o Ethereum será o primeiro blockchain que o Blockchain Node Engine do Google Cloud suportará para permitir que os desenvolvedores forneçam nós Ethereum totalmente gerenciados com acesso seguro ao blockchain.
Os desenvolvedores que usam o Blockchain Node Engine podem se beneficiar de uma implantação mais direta e rápida de novos nós com uma região e rede desejadas especificadas (mainnet, testnet ), disse o Google.
Além disso, o Blockchain Node Engine ofereceria configurações de segurança que podem ajudar a impedir o acesso não aprovado a nós atribuídos. Ele também forneceria operações totalmente gerenciadas, permitindo que o Google Cloud monitorasse e reinicie ativamente os nós quando necessário durante uma interrupção.