O presidente do Quénia, William Ruto, apelou aos líderes africanos que adoptassem outras medidas de pagamentos e substituíssem o dólar americano por uma solução de pagamento alternativa conhecida como Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS), soube o BitcoinAngola. 

De acordo com o líder, que falava em um fórum local dirigido aos funcionários dos sectores público e privado, este sistema alternativo de liquidação, lançado em Janeiro de 2022, permite que os países africanos usem as suas respectivas moedas para negociar entre si.

“Estamos todos a lutar para fazer pagamentos de bens e serviços de um país para outro por causa das diferenças nas moedas. E no meio de tudo isso, estamos todos sujeitos a um ambiente de dólar”, acrescentou o dirigente.

Além disso, acrescentou, se os países africanos começarem a diminuir a sua dependência ao dólar americano, impulsionarão os bancos centrais e os bancos comerciais a aderirem ao PAPSS.

De referir que o PAPSS é um sistema criado pelo Afreximbank, a instituição de financiamento comercial mais importante da África, cuja missão inclui estimular a expansão, diversificação e desenvolvimento do comércio africano.


LEIA TAMBÉM


Binance: União de Criptomoedas com IA Pode Ser Promissora

AliExpress agora Aceita Pagamentos com FLOKI

Gate.io Aborda Rumores de Insolvência em Meio a Problemas Multichain

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version