O Banco Central do Quénia revelou na última sexta-feira (2) que não vê a implementação de uma moeda digital de banco central (CBDC) como uma prioridade. Esta posição foi expressa após uma análise abrangente do feedback do público sobre as potenciais vantagens, desvantagens e implicações políticas de uma CBDC no país.
Conforme o banco, mais de 100 respostas foram recebidas de uma ampla gama de partes interessadas, incluindo indivíduos, organizações públicas, bancos comerciais, provedores de serviços de pagamento, empresas de tecnologia, instituições educacionais, profissionais jurídicos e parceiros internacionais de desenvolvimento.
Press Release – Issuance of Discussion Paper on Central Bank Digital Currency: Comments from the Public pic.twitter.com/dMlrUj2eD6
— Central Bank of Kenya (@CBKKenya) June 2, 2023
Os participantes, referiu o banco, enfatizaram a importância significativa de levar em conta a infra-estrutura de pagamento digital avançada do Quénia e a ampla inclusão financeira, ressaltando a necessidade de uma avaliação completa dos riscos potenciais associados a uma CBDC, especialmente à luz da recente volatilidade observada no mercado global de criptomoedas.
O banco frisou que, embora uma CBDC possa oferecer vantagens em transações internacionais, é crucial realizar uma avaliação completa dos riscos envolvidos antes de considerar a sua implementação.
O Banco Central, ressaltou que, no momento, os problemas registados nos sistemas de pagamentos do Quénia podem ser abordados por meio de inovações estruturadas a partir de ecossistemas existentes, os quais são capazes de enfrentar os desafios relacionados aos pagamentos no país.
LEIA TAMBÉM
AliExpress agora Aceita Pagamentos com FLOKI