Com menos de um mês para a reunião do BRICS, a Argentina e a Bolívia estão a utilizar o yuan chinês para liquidações internacionais. De fato, a Argentina utilizou a moeda em um pagamento recente ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Enquanto isso, a Bolívia tem utilizado a moeda em pagamentos internacionais.

A crescente relevância do yuan tem tido um desenvolvimento notável até o momento neste ano. Além disso, à medida que o bloco continua com esforços de desdolarização, o uso internacional do yuan tornou-se extremamente importante. Com mais nações adotando a moeda, sua conexão com a aliança do BRICS pode continuar a alterar a perspectiva geopolítica.

Argentina e Bolívia Usam o Yuan Chinês para Pagamentos Internacionais

Alberto Fernandez, Presidente da Argentina à Esquerda e Luis Arce, Presidente da Bolívia à Direita

O bloco do BRICS continua com sua abordagem de desdolarização, com Argentina e Bolívia aumentando sua utilização do yuan chinês. De fato, ambas as nações optaram por utilizar a moeda de diferentes maneiras em âmbito internacional.

A Argentina pretende concluir parte de um pagamento ao FMI utilizando o yuan chinês. Além disso, relatos apontam que o pagamento de US$ 3,4 bilhões para julho será realizado com uma parcela em yuan chinês.

Essa não é a primeira vez que a Argentina utiliza recursos chineses. Em junho, a Argentina utilizou 1 bilhão de dólares em yuans quando o banco central do país distribuiu 2,7 bilhões de dólares.

Bolívia Vai Fazer Liquidações em Yuan Chinês

Por outro lado, o Banco Central da Bolívia recentemente declarou que conduzirá liquidações internacionais em yuan chinês. Especificamente, o Ministro da Economia, Marcelo Montenegro, anunciou que o país já tem realizado pagamentos internacionais com a moeda chinesa.

Ambos os desenvolvimentos marcam uma notável mudança em relação ao dólar americano, impulsionada pela China e sua aliança económica. Ao longo do ano, eles têm demonstrado compromisso com a desdolarização, com parte desse movimento sendo o aumento do uso do yuan chinês em âmbito internacional.

 

Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”

Leia também: BRICS: Rússia Perdoa Dívida de Angola, Etiópia e Somália

Leia também: BRICS: Warren Buffet Prevê o Futuro do Dólar Americano

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version