Cada projeto de criptomoeda busca solucionar um problema dentro do universo cripto, para que ele seja cada vez mais inclusivo e acessível para pessoas, empresas e desenvolvedores que estão ligados à este sector.

Neste sentido, o Protocolo NEAR apresenta a proposta de um software que visa incentivar uma rede de computadores a operar uma plataforma para desenvolvedores criarem e lançarem aplicativos descentralizados.

Fundado por Alex Skidanov e Illia Polosukhin, o NEAR opera de maneira semelhante a outros sistemas de armazenamento de dados centralizados, como o Amazon Web Services (AWS), que servem como a camada de base em que os aplicativos são criados.

No entanto, em vez de ser executado por uma única entidade, o NEAR é operado e mantido por uma rede distribuída de computadores. Assim como o AWS permite que os desenvolvedores implantem código na nuvem sem precisar criar a sua própria infra-estrutura, o Protocolo NEAR facilita uma arquitetura semelhante construída em torno de uma rede de computadores e sua criptomoeda nativa, o token NEAR. 

Na Near, os desenvolvedores programam contratoos inteligentes e criam aplicativos descentralizados (DApps), como NFTs, DeFi, Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), jogos, entre outras soluções.

Como o Protocolo NEAR funciona?

O Protocolo NEAR é um blockchain de prova de participação que tem como objetivo competir com outras plataformas graças à sua solução de fragmentação, que chama de “Nightshade”. 

Nightshade

A fragmentação é uma arquitetura de blockchain que permite que cada nó participante no blockchain armazene apenas um pequeno subconjunto dos dados da plataforma. A fragmentação deve permitir que o blockchain seja dimensionado com mais eficiência, ao mesmo tempo que permite uma quantidade maior de transações por segundo e taxas de transação mais baixas.

O Nightshade possibilita que o Protocolo NEAR mantenha uma cadeia de dados única, ao mesmo tempo que distribui a computação necessária para manter esses dados em “fragmentos”. Esses fragmentos são tratados por nós, que processam os dados e adicionam as informações à cadeia principal. 

Um dos principais benefícios do Nightshade é que sua arquitetura permite menos pontos potenciais de falha quando se trata de segurança, pois os nós participantes são responsáveis apenas por manter seções menores da cadeia. 

Rainbow Bridge

O Protocolo NEAR inclui um aplicativo chamado Rainbow Bridge que permite aos participantes transferir facilmente tokens Ethereum entre Ethereum e NEAR. 

Para mover tokens do Ethereum para o Protocolo NEAR, um usuário deve primeiro depositar tokens em um contrato inteligente Ethereum. Esses tokens são então bloqueados, e novos tokens são criados na plataforma do NEAR, representando os originais. 

Como os fundos originais são mantidos em armazenamento por meio do contrato inteligente, o processo pode ser revertido quando o usuário desejar recuperar os seus tokens originais. 

Aurora

O Aurora é uma solução de escala de camada 2 baseada no Protocolo NEAR, projetada para que os desenvolvedores lancem seus aplicativos descentralizados Ethereum na rede do NEAR. 

O Aurora é construído usando a tecnologia de codificação do Ethereum, a Ethereum Virtual Machine (EVM), bem como uma ponte cross-chain que permite aos desenvolvedores vincular seus contratos inteligentes e ativos Ethereum facilmente.

As principais características do NEAR protocol são:

Economia

Os criadores e desenvolvedores ganham 30% das taxas geradas por seus contratos inteligentes, enquanto os participantes da rede ganham recompensas por validar transações ou fornecer armazenamento.

Interoperabilidade 

A NEAR foi projetada para ser uma rede “layer-1”, ou seja, é uma blockchain com apenas uma camada interoperável que por meio de diferentes serviços, fornece uma infraestrutura escalável que se comunica com outras blockchains e ecossistemas.

Para enriquecer os recursos de criação disponíveis para os desenvolvedores, a plataforma da NEAR inclui diferentes linguagens de programação, além de pontes com outras blockchains como Ethereum Rainbow Bridg, Ethereum Virtual Machine (Aurora) e Polkadot & Cosmos App Chains (Octopus).

Escalabilidade 

Com o modelo de sharding Nightshade, o trabalho de processamento de transações divide-se entre os vários nós participantes. Isso garante que a rede escale à medida que cresce o número de usuários. Dessa forma, o protocolo NEAR já está pronto para a adoção em massa da Web 3.0

O que é a criptomoeda NEAR?

Assim como o protocolo, a criptomoeda nativa da blockchain também é designado como NEAR. Ela permite que os usuários paguem taxas por transações, executem aplicativos e paguem pelo armazenamento.  

A criptomoeda é utilizada para pagar as taxas de transação da rede, fazer os pagamentos dentro dos aplicativos criados e a recompensa pelo staking aos validadores que garantem a segurança da rede com a realização dessa atividade.

A NEAR é uma criptomoeda de governança. Os detentores podem opinar e votar em melhorias que os criadores propõem para o protocolo da rede. Quanto mais moedas uma pessoa tiver, maior é seu poder de voto.

O fornecimento circulante total da criptomoeda NEAR será de 1 bilhão de unidades. Já existem mais de 866 milhões de tokens no mercado e nas mãos dos usuários, o equivalente a 87% da meta.

O Protocolo NEAR aumenta sua oferta de token em 5% a cada ano, e 90% desses tokens recém-lançados vão para os validadores. O restante vai para a tesouraria do blockchain para apoiar o desenvolvimento de plataformas.

LEIA TAMBÉM

O Que é Imposto Industrial Em Angola? Guia Completo

Google Cloud Adiciona 11 Blockchains no Serviço de Análise de Dados

O que é Dinheiro Fiduciário? – História, Vantagens e Desvantagens da Moeda Fiat

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version