Donald Trump escolheu Elon Musk e Vivek Ramaswamy para liderar um “departamento de eficiência governamental”, sigla DOGE em Inglês, colocando os dois empresários à frente de um esforço prometido para reduzir normas, burocracia e gastos no governo.
“Ameaça à democracia? Não, ameaça à BUROCRACIA!!!” escreveu Musk, o homem mais rico do mundo e um fervoroso apoiador de Trump, em sua plataforma social X. “Não sairemos em silêncio, @elonmusk”, escreveu Ramaswamy em outra publicação no X.
Threat to democracy?
Nope, threat to BUREAUCRACY!!!
— Elon Musk (@elonmusk) November 13, 2024
Trump afirmou que a dupla trabalhará com ele e com o Escritório de Gestão e Orçamento até 4 de julho de 2026, o 250º aniversário da assinatura da Declaração de Independência. A sigla do novo departamento, “Doge”, é o nome de uma criptomoeda que Elon Musk promoveu.
O recém-criado esforço consultivo da Casa Branca fornecerá “orientação de fora do governo”, buscando formas de “desmantelar” a burocracia, “reduzir” regulamentações, “cortar” gastos e “reestruturar” agências, disse Trump em um comunicado na terça-feira, como relatou o Financial Times.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 13, 2024
A decisão do presidente eleito une Musk, líder da Tesla, X, xAI e SpaceX, com o empresário de biotecnologia; Vivek Ramaswamy, que concorreu nas primárias republicanas de 2024 antes de desistir e apoiar Trump.
Elon Musk Investiu Milhões na Campanha de Donald Trump
Musk, cuja fortuna ultrapassa os $300 bilhões, segundo a Forbes, tornou-se um dos apoiadores mais influentes de Trump durante a campanha e esteve ao seu lado desde a eleição, enquanto Trump emite uma série de indicações, nomeações e novas metas políticas antes de seu segundo mandato.
A nomeação de Musk e Ramaswamy ocorreu enquanto Trump continuava a formar a equipe principal de sua próxima administração, incluindo a indicação do apresentador da Fox News Pete Hegseth como secretário de Defesa e do ex-congressista do Texas John Ratcliffe como diretor da CIA.
Durante a campanha de 2024, Musk apoiou publicamente Trump, recebeu-o no X, fez campanha para ele na Pensilvânia e financiou um Super Pac que gastou $172 milhões, de acordo com a organização sem fins lucrativos OpenSecrets.
Na campanha, Musk defendeu um corte de $2 trilhões — o que representaria uma parte significativa dos $6,7 trilhões do orçamento do ano fiscal de 2024 — e disse que a eleição era crucial para eliminar regulamentações que sufocariam seu sonho de colonizar Marte.
A aposta de Musk em Trump foi benéfica para a Tesla, fabricante de veículos elétricos que ele administra, cujas ações subiram quase 50% no último mês.
A Guerra das Regulamentações Entre Donald Trump e Joe Biden
Autoridades nomeadas pelo presidente em fim de mandato, Joe Biden, seguiram agendas ambiciosas de regulamentação e políticas de fiscalização rigorosas ao longo de seu mandato em áreas como antitruste, finanças, clima e outras.
Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários, lançou um conjunto abrangente de regras que vão desde segurança cibernética até divulgações climáticas e reformas do mercado de ações.
Lina Khan, presidente da Comissão Federal de Comércio, e Jonathan Kanter, chefe da divisão antitruste do Departamento de Justiça, intensificaram a fiscalização contra condutas anticompetitivas na economia, e Khan também propôs medidas, incluindo uma proibição nacional de acordos de não concorrência.
Alguns pilares das agendas regulatórias foram derrubados por juízes americanos em meio a uma forte resistência do setor corporativo. Alguns participantes do mercado entraram com ações legais em tribunais conhecidos por serem mais favoráveis às visões empresariais.
A maioria conservadora na Suprema Corte dos EUA também vem reduzindo gradualmente o poder das agências federais, emitindo uma série de decisões no início deste ano que dificultaram a introdução de novas regras, restringiram o uso de tribunais internos para fiscalização e facilitaram os desafios empresariais a medidas existentes.
Leia também: Bitcoin Atinge Recorde de US$ 80.000 Dólares Após Vitória de Donald Trump
Leia também: BRICS: Aliança Lança Oficialmente Novo Sistema de Pagamentos Baseado em Blockchain “BRICS Pay”