A IBM lançou uma nova plataforma chamada IBM Digital Asset Haven, projetada para ajudar instituições financeiras, governos e empresas a gerenciar as suas operações de ativos digitais.

 

A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Dfns, uma provedora de infraestrutura de carteiras digitais. A plataforma integra a infraestrutura confiável da IBM com a tecnologia avançada de gestão de ativos digitais da Dfns. A Dfns afirma ter criado mais de 15 milhões de carteiras para mais de 250 clientes.

Trazendo conformidade e segurança de nível institucional

À medida que ativos tokenizados e stablecoins ganham força global, a IBM explica que a plataforma Digital Asset Haven dará às instituições as ferramentas para evoluir. A plataforma oferece suporte nativo para controles de residência, aprovações multipartidárias programáveis e governança baseada em políticas, permitindo que as organizações operem programas de ativos digitais que atendam às expectativas regulatórias.

“Com o IBM Digital Asset Haven, nossos clientes têm a oportunidade de entrar e expandir no mercado de ativos digitais, respaldados pelo nível de segurança e confiabilidade da IBM”, disse Tom McPherson, Gerente Geral do IBM Z e LinuxONE. “Esta plataforma unificada oferece a resiliência e a governança de dados que eles vêm solicitando, capacitando governos e empresas a construir a próxima geração de serviços financeiros.”

Gerenciamento e integrações 

O recurso de Gerenciamento do Ciclo de Vida de Transações da plataforma automatiza todo o processo de blockchain  da execução e roteamento ao monitoramento e liquidação em mais de 40 blockchains públicas e privadas. Sua estrutura de Gerenciamento de Governança e Direitos permite autorização multipartidária personalizável e aplicação de políticas para atender a operações de nível institucional.

Para acelerar a implantação, a IBM disse que o Digital Asset Haven também oferece serviços pré-integrados para KYC, AML e geração de rendimento, juntamente com APIs e SDKs para desenvolvedores.

Construído com base na herança de segurança da IBM

A base do IBM Digital Asset Haven é uma estrutura de segurança holística que combina Computação Multipartidária (MPC), Módulos de Segurança de Hardware (HSM) e o Offline Signing Orchestrator (OSO) da IBM para armazenamento a frio em conformidade. Essas ferramentas, apoiadas por criptografia quântica segura, preparam as instituições para os padrões regulatórios atuais e futuros.

“Juntamente com a IBM, construímos uma plataforma que vai além da custódia para orquestrar todo o ecossistema de ativos digitais, abrindo caminho para que os ativos digitais passem de programas piloto para produção em escala global”, disse Clarisse Hagège, CEO da Dfns.

O IBM Digital Asset Haven estará disponível como uma solução SaaS e SaaS híbrida no quarto trimestre de 2025, com um lançamento local planejado para o segundo trimestre de 2026, marcando o movimento mais ousado da IBM até agora para trazer infraestrutura de nível bancário para o setor de ativos digitais.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version