O primeiro ETF (fundo negociado em bolsa) de XRP à vista nos EUA está programado para começar a ser negociado na Nasdaq Global Market nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025.

Este evento poderá criar as condições para um conflito significativo entre a nova procura institucional e a potencial pressão de venda por parte dos grandes detentores de ativos existentes.

O instrumento financeiro, denominado Canary XRP ETF e negociado sob o símbolo XRPC, proporcionará aos investidores uma forma tradicional e regulamentada de obter exposição ao token transfronteiriço da Ripple sem a necessidade de gerenciar chaves privadas.

O produto está estruturado de acordo com a Lei de Valores Mobiliários de 1933, semelhante aos ETFs lançados recentemente para Solana (SOL), Litecoin (LTC) e Hedera (HBAR).

Os passos finais para o lançamento foram confirmados em 12 de novembro, quando a Nasdaq publicou o aviso oficial de listagem. Os analistas de ETFs Eric Balchunas e Nate Geraci destacaram a importância do preenchimento do Formulário 8-A, que tornou o registro efetivo automaticamente, superando o último obstáculo de conformidade.

Entretanto, novos desenvolvimentos legislativos podem fornecer um impulso regulatório favorável ao ativo, visto que uma nova minuta bipartidária do Comitê de Agricultura do Senado dos EUA, divulgada no dia 10 de novembro, propõe classificar formalmente criptomoedas como o XRP como commodities sob a supervisão da CFTC (Comissão de Negociação de Futuros de Commodities). Isso codificaria a clareza jurídica que a Ripple obteve com sua decisão judicial de 2023 e solidificaria o status do XRP como algo distinto de valores mobiliários.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version