O FC Barcelona foi alvo de duras críticas após assinar um contrato de patrocínio de três anos com a Zero-Knowledge Proof (ZKP), uma startup de blockchain ” pouco conhecida ” registrada em Samoa, que tinha apenas dezenas de seguidores nas redes sociais quando o acordo foi anunciado.

Conforme noticiado inicialmente pelo Financial Times , a parceria gerou acusações de que o clube está desesperadamente em busca de receita, ao mesmo tempo que potencialmente expõe os torcedores a riscos financeiros por meio de uma empresa que oferece pouca transparência nas suas operações ou liderança.

A gigante catalã anunciou o acordo em 15 de novembro, tornando a ZKP sua parceira oficial em tecnologia blockchain, apesar da fraca presença digital da empresa e de seu registro offshore em uma jurisdição que a União Europeia considera um paraíso fiscal.

Os críticos apontaram para ligações problemáticas, incluindo o influenciador controverso Andrew Tate promovendo sistemas de prova de conhecimento zero horas depois do acordo ter sido divulgado, com uma versão do seu vídeo apresentando o logotipo da ZKP posteriormente distribuída através do canal da empresa no Telegram.

Tendência crescente no setor

Nos últimos anos, empresas de criptomoedas têm se apressado em patrocinar clubes de futebol. No entanto, muitos acordos terminaram em desavenças, como Inter de Milão, Roma, Chelsea e Atlético de Madrid entre os clubes que firmaram contratos que foram rescindidos antecipadamente.

Apesar dos alertas, a tendência continua a acelerar. O Paris Saint-Germain revelou em maio de 2025. que se tornou a primeira entidade esportiva a adotar uma estratégia de tesouraria em Bitcoin.

Um estudo sobre terremotos no esporte revelou que o futebol representou 43% de todos os patrocínios de criptomoedas e ativos digitais na temporada 2024/25, um aumento de 64% em relação ao ano anterior.

Parcerias recentes incluem o acordo de quatro anos da Kadena com a Federação Croata de Futebol, firmado em fevereiro, e a aquisição, pela Tether, de uma participação minoritária na Juventus FC. .

A parceria do Barcelona com a ZKP, no entanto, destaca-se pela falta de transparência em torno da empresa e pela rapidez com que surgiram os sinais de alerta.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version