Angola vai continuar a cortar as taxas de juro enquanto a inflação se mantiver baixa, disse na última Quarta-feira o governador do BNA, José De Lima Massano, prevendo que a inflação caia para 16% este ano e 9-10% até ao final de 2023.

“Hoje temos taxas de juros em Angola acima de 20%. Então são muito altas. E se tivermos espaço para continuar reduzindo, vamos fazê-lo”, disse De Lima Massano à Reuters na Reunião Anual do FMI-Banco Mundial em Washington.

Ao contrário da maioria dos outros bancos centrais, Angola começou a baixar as taxas de juro, reduzindo as taxas em setembro pela primeira vez desde 2019 em 50 pontos base para 19,5%.

Isso ocorreu num cenário de abrandamento da inflação doméstica desde o início do ano, de 27,7% em janeiro para menos de 20% em agosto (AOCPIY=ECI), e um fortalecimento do kwanza, que até agora ganhou 26% em 2022 face ao dólar , uma das moedas com melhor desempenho do mundo .

“Nossa moeda encontrou seu equilíbrio e não estamos prevendo uma grande valorização ou desvalorização”, disse De Lima Massano.

“Se percebermos que é hora de intervirmos, reduzir os níveis de volatilidade, nós o faremos. Isso não significa que a moeda não vai se valorizar ou desvalorizar, só não queremos ver grandes movimentos em qualquer direção .”

As reservas em moeda estrangeira estão atualmente em sete meses de cobertura de importação, disse De Lima Massano, chamando-o de “nível certo”, enquanto ele disse que o crescimento do PIB provavelmente será de 3% este ano.

O presidente de Angola, João Lourenço, ganhou um segundo mandato presidencial em Agosto, prolongando as quase cinco décadas de governo ininterrupto do segundo maior produtor de petróleo da África.

Angola continua a receber apoio técnico do FMI e do Banco Mundial, disse o Governador do BNA, acrescentando que provavelmente não há necessidade de se candidatar a um programa de monitorização do FMI ou ao novo financiamento de emergência “Food Shock Window”.

O país tinha um programa de empréstimo de US$ 3,7 bilhões de três anos com o credor com sede em Washington que terminou em 2021.

Fonte de apoio ao artigo: Reuters

Leia também: Transferências e Pagamentos Passam a Reflectir aos Finais de Semana e Feriados

Leia também: Domimica concede estatuto legal à TRON

Leia também: Decentraland: O Metaverso de 1 Bilião com 30 Usuários Ativos

 

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version