À medida que a tecnologia de inteligência artificial (IA) avança, é natural sentir uma sensação de hesitação ou mesmo preocupação com os possíveis impactos. A IA é justamente apontada como uma ferramenta extremamente poderosa, com o poder de transformar a maneira como as empresas operam e até forçar as sociedades a fazerem perguntas críticas sobre ética, privacidade e a natureza da humanidade. Mas, a grande pergunta do momento é: a inteligência artificial vai roubar o meu emprego?

Desde 2000, cerca de 1,7 milhão de empregos industriais desapareceram à medida que suas tarefas se tornaram automatizadas. Ainda assim, o crescimento da IA provavelmente significa mais do que apenas uma mudança de humanos para máquinas no local de trabalho. Prevê-se que a IA também possa criar empregos – 97 milhões deles até 2025.

Alguns setores menos ameaçados do que outros

É mais provável que a IA leve a uma redução nos empregos disponíveis em alguns setores do que em outros. Executivos seniores de tecnologia do Forbes Technology Council identificaram mais de uma dúzia de empregos e setores que provavelmente se tornarão totalmente (ou quase) automatizados na próxima década. Isso inclui cargos de fabricação e depósito, transporte de longa distância, pesquisa e entrada de dados, atendimento ao cliente e alguns empregos em seguros, entre outros. Essas categorias abrangem milhões de empregos em todo o mundo.

Por outro lado, é improvável que a IA deixe os trabalhadores dessas indústrias e cargos desempregados da noite para o dia. Em vez disso, espera-se que as empresas façam uma transição gradual – apesar do impressionante poder da tecnologia de IA até hoje, lembre-se de que as empresas correm riscos ao alterar drasticamente suas operações com a introdução da automação. É provável que as empresas testem a assistência do robô antes de substituir lentamente as tarefas e, eventualmente, os cargos.

Muitos outros tipos de posições podem ser parcialmente ou mesmo totalmente substituíveis por máquinas. Qualquer trabalho que execute tarefas que possam ser aprendidas e replicáveis pode estar na mira. Por exemplo, motoristas de entrega, guardas de segurança, recepcionistas, pilotos, motoristas de ônibus e muitos cargos militares se enquadram nesse guarda-chuva. Assistentes de médicos e cirurgiões também podem ser substituídos por sistemas de IA em alguns casos.

Trabalho baseado em linguagem e arte correm os maiores riscos

A ascensão do poderoso chatbot ChatGPT levou à especulação de que a IA poderia substituir trabalhos que exigem escrita. Uma versão do ChatGPT lançada pela desenvolvedora OpenAI em março de 2023 era capaz de passar no bar e em muitos outros testes padronizados, além de poder escrever letras de músicas, contos e até romances. Os especialistas acreditam que a IA pode desempenhar um papel importante no manuseio de muitos aspectos do trabalho escrito. Tarefas estereotipadas, como criar postagens de mídia social, atender às necessidades de atendimento ao cliente e escrever determinados e-mails são alvos prováveis para sistemas de IA. Mas é possível que trabalhos que exijam escrita criativa de alto nível permaneçam em grande parte no domínio de trabalhadores humanos, com a IA talvez ajudando a gerar ideias ou primeiros rascunhos de conteúdo.

Já existem sistemas de IA com o objetivo de criar música e arte visual. Embora existam obstáculos significativos para um computador desenvolver uma música ou uma pintura que rivalize com os melhores humanos, também há muitos incentivos para as empresas de tecnologia de IA trabalharem no desenvolvimento de computadores que possam fazer isso. A IA poderia eliminar a necessidade de pagar produtores, compositores, compositores e outros artistas, tornando a arte gerada por computador significativamente mais barata.

Pontos de desvantagem para a IA

Os especialistas tendem a concordar que alguns tipos de empregos provavelmente não serão substituídos por sistemas de IA, mesmo em um período de tempo mais longo. Esses trabalhos tendem a ser aqueles que exigem altos níveis de inteligência emocional ou social, pois são habilidades qualitativas e difíceis de incorporar aos protocolos de treinamento de IA. A IA é mais forte quando é encarregada de computar dados e seguir instruções detalhadas. Até agora, ele tende a lutar quando se depara com uma tarefa que requer engenhosidade ou uma abordagem criativa.

Os executivos das empresas devem lidar com uma ampla gama de tarefas complicadas, ao mesmo tempo em que mantêm indicadores sociais e emocionais precisos enquanto trabalham com uma série de funcionários. Por esses motivos, é improvável que esses tipos de cargos sejam substituídos por computadores tão cedo. Da mesma forma, professores, advogados, designers gráficos, cientistas da computação, psiquiatras e muitos artistas podem ter melhor segurança no setor pelos mesmos motivos.

Oportunidades

Muitos especialistas concordam que a IA provavelmente também criará novos bens e serviços, o que, por sua vez, pode levar à criação de muitos novos tipos de empregos que ainda não conhecemos. Uma área que provavelmente será revolucionada para os trabalhadores humanos à medida que a IA se desenvolve são os dados. Os sistemas de IA dependem de vastos tesouros de dados para aprender e crescer. Esses dados, por sua vez, exigem pessoas capazes de fornecer, anotar, projetar, rotular e muito mais.

De forma mais ampla, os trabalhadores de setores fortemente afetados pela IA podem não estar necessariamente desempregados. Em vez disso, alguns especialistas acreditam que os trabalhadores que entenderem melhor como usar sistemas de IA para auxiliar seu desempenho serão os mais bem-sucedidos. E pode ajudar a manter a perspectiva para lembrar que as previsões sobre IA e empregos não são imutáveis. Uma análise de 2014, por exemplo, previu que a automação eliminaria quase metade de todos os empregos até 2034. Mais ou menos na metade desse período, há poucas razões para acreditar que uma mudança tão drástica ocorrerá nesse período.


LEIA TAMBÉM


O Que é Counterparty? Guia dos NFTs Históricos Criados na Rede Bitcoin

Jack Dorsey questiona Tim Cook: Por que o Apple Pay não Oferece Suporte ao Bitcoin?

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version