O Bluesky costuma ser chamado de alternativa descentralizada do Twitter e visto como um concorrente do gigante da tecnologia. Mas o Bluesky também foi uma ideia, e em grande parte a criação do Twitter. Porém, vai muito além do que possamos imaginar

Em dezembro de 2019, o Twitter anunciou que estava financiando uma equipe independente para trabalhar em um padrão de mídia social aberto e descentralizado. O fundador do Twitter, Jack Dorsey, na verdade expressou o desejo de que o Twitter eventualmente seja um cliente (usuário) do padrão em que a Bluesky estava trabalhando. 

Em agosto de 2021, foi anunciado que Jay Graber , ex- Zcash desenvolvedor, estaria liderando a equipe Bluesky e suas iniciativas daqui para frente. Em fevereiro de 2022, a Bluesky se tornou uma organização totalmente independente após a formação de sua Public Benefit LLC. Em outubro de 2022, o aplicativo Bluesky foi anunciado com notável alarde – com sua lista de espera recebendo aproximadamente 30.000 inscrições em dois dias. Em fevereiro de 2023, o aplicativo Bluesky foi lançado em versão beta na Apple App Store (até o momento, nenhuma versão do aplicativo Android estava disponível). 

Disponível inicialmente para download apenas por convite, havia aproximadamente 2.000 usuários até o final de fevereiro de 2023. Espera-se que mais convites de aplicativos sejam enviados em ondas subsequentes à medida que a equipe Bluesky passa por este período de teste beta. O objetivo de longo prazo é que este seja um aplicativo disponível publicamente que possa ser baixado por qualquer pessoa que o deseje.

Experiência do usuário Bluesky

Enquanto ainda está na versão beta (uma fase de teste para software, videogames e aplicativos antes de um lançamento completo), o Bluesky como um aplicativo parece ser amplamente modelado no próprio Twitter. Embora seja essencialmente um rival do Twitter e outras alternativas do Twitter, a reação inicial de alguns é que parece muito semelhante, com recursos como comentários, curtidas e repostagens (como os retweets do Twitter). Isso inclui como essas postagens, respostas e o próprio feed são apresentados visualmente aos usuários do Bluesky. Embora existam algumas diferenças, elas são muito menores (limite de 265 caracteres em vez de 280, por exemplo).

Embora a experiência do usuário (UX) para os usuários do aplicativo Bluesky tenha sido surpreendentemente familiar para aqueles que já usaram o Twitter, outros apontam que você precisa olhar abaixo do nível superficial do UX para entender por que o Bluesky pode ser um divisor de águas nas mídias sociais. Embora o Bluesky seja atualmente uma prova de conceito beta que até agora conseguiu – não falhou – em ter certas funcionalidades de uma plataforma de mídia social centralizada como o Twitter, a tecnologia subjacente – e as possibilidades que ela permite – é o motivo de toda a comoção.


LEIA TAMBÉM


A Inteligência Artificial Vai Roubar Seu Emprego?

Conheça o Tether, Stablecoin Com Maior Capitalização de Mercado

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version