Web 4.0 (ou Web4) é um conceito inovador delineado  pela Comissão Européia, projetado para competir com a tendência emergente da Web 3.0, que está a ganhar  uma força significativa  em países ou regiões como EUA, China Continental, Hong Kong e Cingapura . A visão da Comissão para a Web 4.0 visa posicionar a União Europeia na vanguarda da próxima transição tecnológica,  superando  a descentralização da Web 3.0.

Características

Prevê-se que a Web 4.0 forneça experiências verdadeiramente intuitivas e imersivas, integrando objetos e ambientes digitais e reais, aprimorando as interações entre humanos e máquinas. Espera-se que essa integração seja alcançada por meio de inteligência artificial e ambiental avançada, Internet das Coisas (IoT), transações confiáveis ??de blockchain, mundos virtuais e recursos de realidade estendida (XR). Espera-se que seja impulsionado por tecnologias e padrões abertos que garantam a interoperabilidade entre plataformas e redes e liberdade de escolha para os usuários.

Mundos virtuais

Os mundos virtuais, integrados à Web 4.0, são ambientes 3D imersivos que mesclam as realidade virtual, digital e física, oferecendo experiências altamente interativas. Esses ambientes persistem e evoluem mesmo sem a interação do usuário e atendem a diversos propósitos, incluindo design, simulação, colaboração, aprendizado, socialização, transações e entretenimento.

Esses mundos virtuais de próxima geração estão encontrando aplicações em setores como educação, saúde, manufatura e serviços públicos, transformando a maneira como aprendemos, trabalhamos e interagimos. No entanto, eles também apresentam desafios, incluindo privacidade, segurança, considerações éticas e impacto social, exigindo um equilíbrio entre oportunidades e riscos.

Na UE, cerca de 3.700 entidades operam no subdomínio dos mundos virtuais, contribuindo com cerca de 24% do total global. Os formuladores de políticas têm a tarefa de promover o crescimento econômico e a evolução digital, garantindo a criação de mundos virtuais responsáveis ??e justos.

Oportunidades

A Web 4.0 e os mundos virtuais oferecem oportunidades significativas nos domínios industriais e sociais. Na fabricação, os gêmeos virtuais podem ajudar a otimizar os processos de produção, tornando-os mais eficientes e sustentáveis.

Na indústria cultural e criativa, os mundos virtuais oferecem novas formas de criar, promover e distribuir conteúdo e interagir com o público. Na educação e treinamento, especialmente na área médica, mundos virtuais podem ser usados ??para simulações, reduzindo riscos e melhorando a precisão.

As salas de aula virtuais podem permitir que alunos e professores visualizem assuntos abstratos ou simulem experimentos científicos sem correr riscos.

Desafios

A Web 4.0 e os mundos virtuais também apresentam vários desafios, incluindo questões relacionadas à conscientização, acesso a informações confiáveis, habilidades digitais, aceitação do usuário e confiança em novas tecnologias. Há também desafios mais amplos relacionados a direitos fundamentais e desafios comerciais, como a fragmentação do ecossistema e o acesso ao financiamento.

Estratégia da UE

A Comissão Europeia lançou uma estratégia para Web 4.0 e mundos virtuais para orientar a próxima transição tecnológica e garantir um ambiente digital aberto, seguro, confiável, justo e inclusivo para os cidadãos, empresas e administrações públicas da UE.

A estratégia visa capacitar as pessoas e reforçar as habilidades, apoiar um ecossistema industrial europeu da Web 4.0, apoiar o progresso social e os serviços públicos virtuais e moldar padrões globais para mundos virtuais abertos e interoperáveis ??e Web 4.0.

WEB

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version