A aliança económica BRICS está prestes a ter uma reunião vital em Agosto, onde decisões importantes devem se concretizar em relação à sua trajetória. A Rússia anunciou que uma nova moeda BRICS lastreada em ouro está em desenvolvimento, como isso poderia afetar o Bitcoin? Já que o ativo está atualmente apontado para cima como uma alternativa de moeda em seu próprio direito.

A aliança económica do Sul Global há muito explora a ideia de uma moeda alternativa. Além disso, como agora está vinculado ao ouro, sem dúvida haverá um efeito negativo sobre o dólar americano. No entanto, esse efeito negativo poderia ser, no fim das contas, uma boa notícia para o ativo digital mais proeminente do mercado?

Moeda BRICS Lastreada em Ouro

Yuan vs Dólar Americano

Com a Cúpula se aproximando rapidamente, as conversas sobre uma moeda BRICS têm sido discutidas há muito tempo. No entanto, em uma declaração recente, o Novo Banco de Desenvolvimento do bloco garantiu que uma moeda alternativa não está em desenvolvimento. Especificamente, enfatizou-se um foco na integração das moedas nacionais e no aumento do uso das mesmas.

Leslie Maasdorp, vice-presidente do banco, falou à Bloomberg sobre as ambições do bloco. Ele afirmou: “Tudo o que estamos a sugerir é que precisamos depender do uso das moedas locais de nossos membros, e com o tempo, isso vai fortalecer nossa capacidade de imunizar ou isolar nossa economia da desvalorização de nossas moedas se pegarmos empréstimos em dólares, por exemplo.”

Além disso, Maasdorp falou claramente contra o desenvolvimento de uma moeda alternativa. “Mas, não há sugestão agora de criar uma moeda BRICS nesse sentido”, ele comentou. No entanto, só muito depois é que a Rússia anunciou que essa não era toda a verdade.

Apenas alguns dias depois, a Rússia de fato garantiu que os BRICS estariam desenvolvendo uma moeda que seria lastreada em Ouro. No entanto, o bloco adquirido muito ouro, enquanto muitos supunham que era em preparação para essa nova moeda. Além disso, sua eventual chegada poderia continuar os esforços de desdolarização promovidos pelo bloco nos últimos meses.

Com a cúpula se aproximando rapidamente, essas conversas provavelmente dominarão o discurso. Além disso, haverá conversas sobre expansão para o bloco, que há muito tempo tem sido um ponto de ênfase para seus membros. No entanto, a discussão sobre expansão e uma moeda BRICS lastreada em ouro terá implicações para o Bitcoin.

O que a Moeda do BRICS Significa para o Bitcoin?

Nas últimas semanas, o Bitcoin tem visto uma força renovada após seu péssimo ano de 2022. Especificamente, esse novo aumento se deve a uma série de registros de ETFs de Bitcoin Spot que ocorreram nas últimas semanas. À medida que empresas de gestão de ativos como Fidelity e BlackRock buscam ter o serviço como o primeiro de seu tipo aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

De fato, com a discussão contínua da moeda BRICS lastreada em ouro, o dólar americano continuará a diminuir de valor. Além disso, isso só aumentará o valor do Bitcoin como uma alternativa de moeda. Posteriormente, verá sua importância geral no mercado crescer à medida que essas duas realidades diferentes ocorrem simultaneamente.

O Bitcoin não tem conexão direta com os BRICS ou o dólar americano, mas certamente é afetado por eles. Se a SEC aprovar um ETF de Bitcoin Spot, e os BRICS continuarem o desenvolvimento de sua moeda, sem dúvida verá aumentos maciços. Posteriormente, o BTC poderia se beneficiar muito da queda do valor do dólar americano.

 

Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”

Leia também: BRICS: Países da Aliança Compram Grandes Quantidades de Ouro Para a Nova Moeda

Leia também: BRICS: Rússia Confirma Que a Aliança Está a Criar Uma Moeda Baseada em Ouro

 

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version