O franco congolês, também conhecido como franco, FCFA ou franco CFA, é a moeda usada na República do Congo, juntamente com vários outros países independentes da África Central, incluindo Camarões, Gabão, Guiné Equatorial e Chade. A moeda foi introduzida pelos colonos franceses em 1945. Neste artigo iremos abordar sobre tudo o que você precisa saber sobre a moeda nacional da República do Congo.

Uma breve história do Franco Congolês

O franco CFA, ou FCFA, significa ‘Coopération financière en Afrique centrale’ e, por sua vez, se traduz como ‘Cooperação Financeira na África Central’. Devido à fraqueza do franco francês imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, as potências decidiram criar o CFA junto com o franco CFP (a moeda usada pelas ex-colônias francesas do Pacífico). O franco francês havia sido desvalorizado para estabelecer uma taxa de câmbio fixa do pós-guerra com o dólar americano.

Os francos CFA da África Central e os francos CFA da África Ocidental sempre estiveram em paridade e, portanto, sempre tiveram o mesmo valor monetário em relação a outras moedas. No entanto, as moedas e notas CFA da África Ocidental não são teoricamente aceitas em países que usam francos CFA da África Central e vice-versa. No entanto, na prática, a paridade permanente das duas moedas do franco CFA é amplamente assumida.

Francos Congoleses hoje

Embora o franco congolês já exista há algum tempo, ainda permanece fraco em comparação com as moedas de países vizinhos, como a República Democrática do Congo (RDC), que usa o dólar americano como moeda oficial. Esse valor fraco é uma ótima notícia para os turistas que visitam o país, que podem obter mais por suas libras, dólares ou euros.

Notas em francos CFA | © Victoire Douniama / Viagem Cultural

 

Notas

Quando circulou pela primeira vez, a moeda veio em denominações de cinco FCFA, 10 FCFA, 20 FCFA, 100 FCFA e 1.000 FCFA. No entanto, em 1947, uma nova série de notas foi introduzida para uso na África Equatorial Francesa, e essa nova série incluía a denominação de 50 FCFA, seguida por 500 FCFA em 1949 e 5.000 FCFA em 1952. Em 1957, o Institut d’Emission de l’Afrique Equatoriale Française et du Cameroun assumiu a produção de papel-moeda, emitindo todas as denominações anteriores, exceto 5.000 FCFA; Notas de 10.000 francos foram posteriormente introduzidas, enquanto as notas de 100 francos foram substituídas por moedas. Em 1975, o nome do banco mudou para ‘Banque des États de l’Afrique Centrale’, ou em inglês ‘The Bank of Central Africa’ e os estados individuais começaram a emitir notas em seus próprios nomes, em denominações de 500 FCFA, 1.000 FCFA , 5.000 FCFA e 10.000 FCFA.

O franco é nominalmente subdividido em 100 cêntimos, mas nenhuma denominação de cêntimos foi emitida.

500 francos centro-africanos | © Nicholas Gemini / WikiCommons

 

O que seu dinheiro vai te dar?

500 FCFA

Isso permitirá que você compre um dos famosos donuts africanos do Congo e uma garrafa de cerveja de gengibre local.

1.000 FCFA

É uma quantia decente para comprar um bom café da manhã em uma das padarias espalhadas pela cidade de Brazzaville. Talvez um delicioso pain au chocolat e um iogurte. Ou você pode comprar um delicioso sanduíche ‘ jambo au fromage ‘ no supermercado local.

2.000 FCFA

Uma nota de 2.000 FCFA é suficiente para comprar um bom jantar, incluindo um dos deliciosos hambúrgueres de queijo e uma porção de batatas fritas no restaurante La Mandarine.

5.000 FCFA

Com 5.000 FCFA, você tem uma boa quantia para comprar um ingresso de cinema ou fazer compras no mercado Poto-Poto . Com este valor daria para comprar brincos, colares ou até um par de sapatos em qualquer um dos mercados locais.

Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101” 

Leia também: O que é Franco CFA? – A Moeda Imperialista da França Usada Pelo Níger, Mali e Guiné-Bissau

Leia também: BRICS Desenvolve Novo Sistema de Pagamento Para Acabar Com a Dependência do Dólar Americano

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version