O diplomata russo Roman Babushkin confirmou que o BRICS está a desenvolver um novo sistema de pagamento para encerrar a dependência do dólar americano. O novo mecanismo de pagamento usará moedas locais para transações transfronteiriças e liquidações mútuas entre os membros do BRICS. O desenvolvimento está alinhado com as dinâmicas globais em mudança e promove o crescimento das respectivas moedas locais dos membros do BRICS.
Babushkin também refutou os comentários do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sobre a formação de uma nova moeda do BRICS para desafiar o dólar americano. O diplomata russo admitiu que a criação de uma nova moeda traz muitas complexidades, e o bloco não está preparado para esse desenvolvimento drástico. A formação da moeda do BRICS é desafiadora, pois envolve intrincamentos e é difícil de ser traduzida para a realidade.
“Um instrumento de pagamento do BRICS baseado na cesta de moedas ajudaria a realizar liquidações mútuas sem depender do dólar americano”, disse ele. No entanto, ele alertou que a criação de uma nova moeda precisa de mais trabalho e pesquisa, e a aliança ainda não está preparada para isso. “Essas ideias demonstram novas tendências; no entanto, está claro que muitos aspectos exigem um estudo aprofundado”, afirmou.
BRICS Pretende Acabar Com a Dependência do Dólar Americano
Babushkin explicou que o sistema de pagamento proporcionará liquidações mútuas perfeitas entre os países membros. Ele acrescentou que o BRICS em breve se libertará do dólar americano e encerrará sua dependência dele.
“Com mais de um terço do PIB mundial, uma população total de cerca de 3 bilhões de pessoas e um forte desejo de outros estados de se juntarem às suas atividades, é seguro dizer que o BRICS se tornou um elemento integral de um paradigma multipolar em evolução”, disse ele.
O BRICS também está a convencer outros países a abandonar o dólar e começar a negociar em moedas locais. Se o novo sistema de pagamento ganhar impulso, muitos outros países em desenvolvimento poderão realizar transações sem o dólar americano.
BRICS é um acrônimo para Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul e terá uma reunião a se realizar de 22 a 24 de agosto em Johanesburgo, África do Sul.
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
Leia também: BRICS: Robert Kiyosaki Diz Que os BRICS Estão Prestes a Acabar Com o Dólar no Mundo
Leia também: BRICS: Warren Buffet Prevê o Futuro do Dólar Americano