AGI significa Inteligência Artificial Geral (Artificial General Intelligence, em englês) e é, concetualmente, o ponto mais alto do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA).

Teoricamente, a AGI é considerada como uma tecnologia capaz de executar tarefas específicas, um sistema capaz de realizar qualquer tarefa que lhe seja atribuída e, quem sabe, até melhor do que se fosse concretizada por um ser humano.

À semelhança dos seres humanos, a Inteligência Artificial Geral seria capaz de lidar com uma ampla variedade de tarefas e aprender novas habilidades.

AGI vs inteligência artificial

Como dissemos, AGI é o clímax da inteligência artificial (IA). No entanto, ela ainda é apenas um conceito. Por outro lado, a inteligência artificial que conhecemos já é aplicada, deixando de ser somente uma teoria, mas algo concreto.

Além disso, enquanto IA convencional é projectada para concluir tarefas específicas, a AGI tem a capacidade de pensar e agir como seres humanos em uma ampla variedade de campos.

Há sistemas de IA convencional que possuem habilidades aprimoradas em tarefas limitadas, como responder questões ou traduções de textos. A AGI, por sua vez, teria a capacidade de aprender de forma muito mais generalizada, ser capaz de extrapolar entre conceitos e aplicá-los em novas áreas.

Desafios para alcançar a AGI

Um dos principais desafio para alcançá-la é a falta de conhecimento abrangente, de capacidades cognitivas em comparação com a funcionalidade de um cérebro humano.

Os pesquisadores precisam entender primeiro como o cérebro funciona e como ele é capaz de aprender e processar informações antes de conseguirem replicar essas habilidades em um sistema de inteligência artificial.

Os sistemas de IA existentes são projectados para seguir regras e realizar tarefas específicas. A AGI teria de ser programada para conseguir lidar com situações imprevisíveis e ambíguas, agir de forma ética e responsável.

O que se diz sobre o desenvolvimento da AGI

Actualmente, o debate se prende em perceber qual a definição clara de AGI e quando atingiremos esse patamar, tecnologicamente.

Alguns académicos apontam o ChatGPT da OpenAI como um primeiro exemplo de AGI, afirmando que os actuais chatbots baseados no modelo GPT-3 se aproximam muito do clímax desse nível de IA.

Há também aqueles que que consideram que estamos ainda distantes de ter uma IA capaz de executar qualquer coisa, sugerindo, por sua vez, que talvez os futuros modelos, como o GPT-5, se aproximarão desse auge.

Contudo, embora a pesquisa em AGI esteja em andamento há décadas, há igualmente muitos especialistas que acreditam que ainda estamos longe de desenvolver uma Inteligência Artificial Geral verdadeira.

LEIA TAMBÉM

LayerZero: Conheça os Projectos Associados ao Protocolo de Interoperabilidade

Telemóvel da Solana é Vulnerável, Afirma Certik

Bitcoin Payment App Strike Permite que Usuários Comprem Bitcoin com Cartões Bancários

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version