O Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos da América está a negociar o pagamento de 4 mil milhões de dólares, como parte de uma proposta para encerrar um processo crime contra a exchange de criptomoedas, Binance Holdings Ltd.

Segundo fontes não identificadas citadas pela Bloomberg, o acordo pode permitir a continuidade das operações da Binance nos EUA e fechar as investigação de suposta lavagem de dinheiro, fraude bancária e violações de sanções contra a exchange.

De acordo com as mesmas fontes, os EUA congelariam assim o processo contra a empresa, mas teria de ser apresentada uma declaração pela empresa com todas as irregularidades, passando ainda a ser implementado um processo de monitorização da “compliance” da companhia.

A investigação está a ser levada a cabo pela unidade de lavagem de dinheiro e recuperação de ativos da vara criminal do Ministério Público, em conjugação com a seção de segurança nacional e o gabinete do procurador de Seattle.

Panorama do processo crime contra a Binance

No início deste ano, o DOJ começou investigar a Binance para verificar se a empresa estava a ajudar os usuários russos a escaparem das sanções após a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em Junho a Comissão de Valores Mobiliários (na sigla inglesa SEC) processou a Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, por alegadas violações relativas a operação sem registo, bem como mistura de activos próprios e de clientes. 

Já em Outubro, os legisladores dos EUA acusarm a Binance de financiar o terrorismo após os ataques a Israel. No documento, os legisladores pediram que o DOJ avaliasse “cuidadosamente até que ponto Binance está a fornecer apoio material e recursos para ajudar os terroristas.

A investigação levada a cabo pelo Departamento Justiça é uma das maiores no universo cripto. Se a Binance concordar com a multa dos EUA, este será um dos maiores acordos da história das criptomoedas.

LEIA TAMBÉM

O Que é AGI e o Que a Diferencia da Inteligência Artificial Convencional?

LayerZero: Conheça os Projectos Associados ao Protocolo de Interoperabilidade

Telemóvel da Solana é Vulnerável, Afirma Certik

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version