Como funciona a criptomoeda? A cotação, compra e venda acontece anonimamente pela internet. A moeda digital é armazenada em uma carteira e administrada em um computador pessoal ou dispositivo móvel. A inovação tecnológica por trás da criptomoeda é conhecida como blockchain ou “protocolo da confiança”.
Ripple
Ripple é a terceira maior moeda em capitalização de mercado. Atualmente, possui um bom preço para quem deseja investir, abaixo de US $ 1,00. Possivelmente não explodirá como aconteceu com o Bitcoin, pois possui muito mais moedas em circulação, mas o que vale a pena investir em XRP é como está sendo aceito pela economia em geral.
Várias instituições confiáveis, como o MIT (Massachusetts Institute of Technology), estão aceitando o Ripple como forma de pagamento. Além disso, seu desenvolvimento está diretamente ligado a vários bancos, como Western Union e MoneyGram. Esses fatores nos fazem acreditar que no próximo ano o XRP começará a crescer de forma consistente.
Uma das reclamações da comunidade é devido à baixa descentralização da criptomoeda. No entanto, os desenvolvedores anunciaram planos para melhorar isso em breve.
Stellar
Muito parecido com o Ripple, essa moeda tenta ser a escolha perfeita para as pessoas e não para as empresas. Isso significa que os desenvolvedores criaram uma moeda rápida, simples e fácil de usar, para que os usuários do dia-a-dia possam adotá-la com mais facilidade.
Possui um mercado secundário de contratos inteligentes, funções bancárias e dapps (aplicativos descentralizados), o que fortalece muito seu objetivo e, consequentemente, dá mais confiança em uma possível avaliação.
Com uma taxa de transação super rápida, taxas de procedimento muito baixas e um protocolo de consenso de segurança que é a prova do Problema dos Generais Bizantinos, esta é uma moeda que está conquistando gradualmente o mercado. A empresa por trás disso também está controlando excelentemente a inflação cambial, mantendo grande parte do XLM para distribuição nos próximos 10 anos.
IOTA
O mercado está de olho na IOTA e seu desenvolvimento. Essa moeda de 3ª geração tem um grande potencial de valorização e um risco não muito alto. Com alta escalabilidade, transações instantâneas e sem taxa, o principal objetivo da IOTA é se tornar a moeda que conectará todos os 80 milhões de aplicativos conectados na IOT (Internet of Things) até 2025.
Essa é possivelmente a moeda com maior potencial de crescimento nos próximos anos. No entanto, a empresa responsável ainda precisa garantir que a escalabilidade funcione à medida que a tecnologia aumenta e resolva alguns problemas de segurança que ainda não foram totalmente resolvidos.
Bitcoin Cash
Apesar de uma grande desvalorização nos últimos meses e uma série de problemas com outros desenvolvedores, BCH ainda é uma opção viável para negociação que pode gerar lucros no próximo mercado sobe. No entanto, é um hard fork do Bitcoin, com um bloco maior para transações mais rápidas.
Gradualmente, a equipe está trabalhando para tornar o Bitcoin Cash uma plataforma para dapps e contratos inteligentes, agregando valor e estabilidade ao seu preço. Atualmente, seu único risco são alguns problemas internos que estão danificando o valor especulativo da moeda, mas ainda permanece no top 10 do mercado, de acordo com o CoinMarketCap.
Basic Attention Token
BAT foi criado por uma equipe bem valorizada no mercado de fintech. A idéia principal da moeda é funcionar como uma unidade financeira entre anunciantes, equipes de marketing, criadores de conteúdo e muito mais. A moeda baseada no Ethereum tenta alcançar usuários comuns com um navegador que bloqueia malware e protege contra roubo de dados.
O BAT pode ser a primeira criptomoeda a pavimentar o caminho entre o público em geral e a criptoeconomia. Se ela conseguir, o token terá uma enorme valorização. Isso pode ser visto na recente apreciação de 40% após uma parceria com a Dow Jones.
VeChain
Considerado por muitos como a moeda mais subestimada do mercado, o VeChain tenta criar um projeto baseado em Desenvolvimento de soluções para cadeias de estoque de empresas chinesas e ajuda a combater ou contrariar e falsificar produtos.
Essa é uma das moedas com maior potencial de crescimento futuro, especialmente se o mercado chinês, um dos maiores do mundo, começar a aceitar a solução baseada em blockchain para suas cadeias de ações.
Com uma das comunidades mais fortes em criptografia, o VeChain tem uma boa chance de se tornar um dos próximos gigantes entre as principais altcoins.