A governadora do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, sugeriu que os bancos centrais da zona do euro estão perto de tomar uma decisão sobre a continuidade do desenvolvimento de uma moeda digital de banco central (CBDC).

Lagarde em seu discurso na conferência do banco Alemão Bundesbank sobre serviços bancários e pagamentos no mundo digital, argumentou que a UE não poderia ficar para trás no desenvolvimento de métodos de pagamento digital.

Deixado para trás na competição de pagamento europeia
À medida que a pandemia acelera a transição para o novo normal digital, a competição para dominar os pagamentos em escala global levou ao domínio de um pequeno número de grandes participantes. “A Europa ficou para trás nesta competição.” Lagarde sublinhou que a falta de integração dos pagamentos na Europa é um dos obstáculos ao progresso.

Libra do Facebook cria um fator de ameaça
No entanto, Lagarde também argumentou que os pagamentos digitais apresentam novos riscos a serem considerados. Isso inclui a possível interrupção do mercado de pagamentos por grandes empresas de tecnologia como o Facebook, que estão a desenvolver o projeto de pagamento Libra. Esses desenvolvimentos podem levar ao enfraquecimento da resiliência operacional e a mais dificuldade em rastrear atividades ilegais.

Embora Lagarde diga que a oferta de um euro digital “permitirá ao Eurosistema estar na vanguarda da inovação”, ela também observa que deve ser feita uma revisão abrangente do risco associado.

“O Eurosistema ainda não tomou uma decisão sobre lidar com um euro digital ou não. Mas, como muitos outros bancos centrais em todo o mundo, estamos a explorar os benefícios, riscos e desafios operacionais de fazer isso. ” adicionou.

“As conclusões da força-tarefa do Eurosistema devem ser tornadas públicas nas próximas semanas, seguidas de uma consulta pública.”

O chefe do BCE acrescentou que três questões serão centrais no processo de tomada de decisão. Serão os seguintes:

  • Manter o acesso ao dinheiro e às notas do Banco Central;
  • Gerenciando o risco de rápida transição de depósitos bancários para o euro digital;

Garantir que um CBDC (Central Bank Development Coin) não afete adversamente a concorrência.

As opiniões do presidente do BCE, Lagarde, foram ecoadas pelo governador do Banco Central da França, François Villeroy de Galhai, durante um painel de discussão no mesmo evento. Ele disse que a Europa enfrenta “escolhas estratégicas e urgentes” e “não pode deixar nossos braços para trás no CBDC.”

Contribua para a nossa exchange de criptomoedas: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit

Leia também: Europa apresentará legislação histórica para Bitcoins e outras criptomoedas

Leia também: Goldman Sachs se Prepara Para Lançar a Sua Própria Criptomoeda

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version