A XRP, moeda utilizada pelo protocolo Ripple, perdeu quase 40% do seu valor após o preço ter caido de 0,51 dólares em 21 de dezembro deste ano para 0,31 dólares momento da edição deste artigo. Ao que parece, a queda da XRP resulta do processo judicial iniciado contra a Ripple pela Comissão de Títulos e Câmbio (SEC, na sigla em inglês) dos EUA.

Um processo judicial bilionário!

Os dados do Market.Bitcoin.com sugerem que a queda da XRP parece ter sido provocada pelo alerta do CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, segundo o qual a SEC estava prestes a iniciar um processo judicial contra a empresa. Um dia depois, a SEC anunciou o processo judicial de 1,3 bilhão de dólares contra a Ripple e dois dos seus executivos por, supostamente, fazerem uma oferta de títulos não registada.

Crédito: newsbitcoin.com

A Ripple está metida numa grande “maka” e, para complicar ainda mais, a XRP continua em queda livre.

Diante da situação, Garlinghouse, furioso, acusou a SEC de prejudicar a XRP enquanto favorece outras crypto como o Bitcoin Cash (BTC) e o Ethereum (ETH). A SEC, por seu turno, afirma que a XRP é um título e que, portanto, está sujeita aos seus ditames. Garlinghouse, no entanto, que já havia ameaçado sair dos EUA devido à sua abordagem regulatória, rejeita a caracterização da sua moeda como um “título”.

Buscando resistir publicamente ao SEC, Garlinghouse afirma que a XRP é uma moeda totalmente funcional. Ele acrescenta que, ao lado do Bitcoin e do Éter, ambas controladas pela China, segundo ele; a XRP é uma das criptomoedas mais capitalizadas.

Reações da comunidade crypto

Este último comentário de Garlinghouse gerou uma resposta rápida de alguns bitcoiners e do criador da Ethereum, Vitalik Buterin. No Twitter, Buterin acusa Garlinghouse e sua equipa de “afundar a novos níveis de estranheza”. Buterin continuou dizendo:

[…] Eles alegam que “merdacoin” deles não devia ser chamada de título por razões de *política pública*, porque o Bitcoin e o Éter são “controlados pelos chineses.??.

Vitalik Buterin – Via Twitter

Também pesando na controvérsia sobre a XRP está Mike Novogratz, o CEO da Galaxy, que diz “achar estranho que Clayton tenha esperado tantos anos para fazer isso”.

Ryan Selkis, numa abordagem mais técnica do assunto, acha que a SEC perderá este caso, uma vez que está juridicamente ultrapassado. Selkis disse ainda:

Classificar a XRP como um título prejudicará ainda mais as empresas dos EUA, enquanto as empresas globais continuarão a crescer neste mercado. Ter a XRP como título também quer dizer que os outros activos seguirão o mesmo destino. Ao menos a Ripple tem dinheiro para lutar.

Ryan Selkis – Via Twitter

Enquanto a maka continua e muitos traders angolanos acompanham apreensivos a tudo isso, surgem informações que dão conta que a plataforma de negociação OSL de Hong Kong suspendeu a XRP em consequência do processo judicial da SEC.

NOTA:

Nós, Bitcoin Angola, continuaremos a acompanhar este caso para manter os nossos leitores bem e melhor informados. Informação é poder, por isso mantenham-se atentos ao site.

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version