Coinbase processada por vendas de token XRP, lista de reclamações contra a troca de criptomoedas cresce. Em uma reviravolta surpreendente de eventos, a troca de criptomoeda Coinbase com sede nos EUA também está sendo processada pela venda de tokens XRP.
Na semana passada, a Ripple, uma das maiores firmas de fintech do mundo, foi agredida com uma ação judicial pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que alegou que a empresa de blockchain havia oferecido tokens XRP no que os reguladores dos EUA consideraram um “ oferta de valores mobiliários não registrados ”. A SEC afirma que o XRP é um segurança e acusou Ripple de obter um lucro de US $ 1,3 bilhão com as vendas de XRP.
Os reguladores argumentaram que o XRP sempre foi um título e, portanto, deveria ter sido registrado na SEC antes de ser oferecido nos Estados Unidos. No entanto, Ripple não o fez, sob o contra – argumento de que XRP nunca foi uma garantia e que os EUA são o único membro do G20 a vê-lo como tal, em vez de um ativo de criptomoeda.
Coinbase processada por lucrar com vendas de XRP
Após o processo da SEC sobre XRP, muitas bolsas de criptomoedas retiraram o XRP de suas listagens, interrompendo negociações ou anunciando que os pares de negociação XRP estariam indisponíveis em janeiro de 2021. As principais bolsas que saíram do XRP incluem Bittrex, Beaxy, Coinbase e mais. Coinbase é um dos últimos a anunciar que os pares de negociação XRP não estarão disponíveis em janeiro de 2021, embora o XRP ainda possa ser mantido em carteiras Coinbase. A decisão da bolsa dos Estados Unidos de retirar o XRP da lista é significativa, pois ela possui mais de 2,5 bilhões de XRP em sua plataforma.
Embora o Coinbase recuando das operações XRP tenha sido solicitado, pode não ter sido rápido o suficiente. Um cliente insatisfeito recentemente expressou seu descontentamento de maneira ousada e entrou com um processo contra a Coinbase. O cliente da Coinbase acusou a bolsa líder de vender tokens XRP como títulos não registrados e de ganhar comissão sobre essas vendas.
A ação coletiva foi movida no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia por Thomas C. Sandoval, natural do condado de St. Louis. De acordo com o processo, o querelante acreditava que a Coinbase estava bem ciente de que XRP não era uma mercadoria (como Bitcoin e Ethereum) e não estava devidamente registrado de acordo com as leis de títulos federais. Sandoval acusa a Coinbase de seguir em frente com as vendas de tokens XRP, apesar desse conhecimento. A reclamação diz :
“A Coinbase sabia que o XRP não era uma mercadoria, mas sim um título sob as leis federais de valores mobiliários. Apesar de saber que XRP era um título, a Coinbase continuou oferecendo XRP ao público e cobrou comissão pelas vendas. ”
Coinbase acusado de tratamento injusto de funcionário
A reclamação de Sandoval pode ser apenas colocar lenha na fogueira para a Coinbase, já que nesta semana, um relatório foi tornado público que acusava a liderança da troca de tratamento desigual para com seus funcionários, especificamente suas mulheres e negros.
O relatório foi divulgado pelo New York Times. Indicou que os funcionários negros da Coinbase recebiam 7% menos do que todos os outros trabalhadores em empregos semelhantes. Já as funcionárias da bolsa recebiam 8% menos do que outros homens em cargos semelhantes.
Esta não foi a primeira vez que a Coinbase teve problemas de gerenciamento. Durante as eleições nos Estados Unidos deste ano, 5% dos funcionários da Coinbase renunciaram, depois que o CEO Brian Armstrong impôs uma política “apolítica” no ambiente de trabalho.
Coinbase busca aprovação IPO da SEC
Além disso, tiros também foram disparados contra Coinbase por desligar inesperadamente durante corridas de touro criptomoeda. Os usuários suspeitam de jogo sujo como anteriormente, Coinbase experimentou interrupções e dificuldades técnicas que coincidiram com as corridas de alta do Bitcoin. Somente neste ano, a bolsa líder fechou pelo menos nove vezes, indicando aos seus clientes que “estava enfrentando problemas de conectividade”.
O processo direcionado à Coinbase, juntamente com sua imagem social cada vez menos lisonjeira, não poderia ter vindo em pior momento para a troca. No início deste mês, a Coinbase entrou com um pedido de oferta pública inicial (IPO) com a US Securities and Exchange Commission. Atualmente, o pedido está pendente de aprovação dos reguladores financeiros dos EUA.